A votação do parecer do Plano Nacional de Educação (PNE – PL 8035/10) pela comissão especial da Câmara que analisa o documento foi mais uma vez adiada. A sessão, que ocorreu no dia 9 de abril, foi encerrada porque a discussão se estendeu até o início da Ordem do Dia no Plenário. Uma nova reunião deve ocorrer nesta terça-feira, 22 de abril.

O texto foi apresentado com novas modificações feitas pelo relator, deputado Angelo Vanhoni (PT/PR). Houve alterações na meta 20, que trata do financiamento da Educação. Ele incluiu as estratégias 20.6, 20.7 e 20.8, do texto original da Câmara, que implementam o Custo Aluno-Qualidade Inicial e o Custo Aluno-Qualidade e dispõem sobre o prazo de três anos para a definição deles.

O trecho que trata de gênero e orientação sexual provocou polêmica novamente, como na sessão anterior.

Tramitação

O parecer da comissão especial deve opinar sobre as mudanças que o Senado realizou no texto. Não é possível modificar o conteúdo da lei. Os deputados devem votar ou pela manutenção total do texto ou parte dele ou ainda para que seja retomado o texto original da Câmara.

Após essa fase, o PL segue para Plenário da Câmara e, quando aprovado, vai à sanção presidencial.

Acompanhe

O Observatório do PNE, plataforma online com o objetivo de monitorar os indicadores referentes às 20 metas do Plano Nacional de Educação (PNE), permite o acompanhamento dos indicadores e estratégias e oferece análises sobre as políticas públicas educacionais já existentes. Conheça.

Fonte: TPE

/* Style Definitions */