Os professores interessados em elaborar ou revisar questões para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2014 já podem se inscrever no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As inscrições vão até o dia 9 de maio. Os professores precisam estar em exercício e atuar nos cursos que serão avaliados no Enade deste ano.

As questões irão compor o Banco Nacional de Itens (BNI), que tem por objetivo reunir questões que permitam ao Inep avaliar por meio do exame o conhecimento dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências previstas nas diretrizes curriculares nacionais dos cursos de graduação.

Os docentes selecionados passarão por capacitação a distância promovida pelo próprio Inep. Somente depois poderão ser considerados aptos a exercer as atividades. De acordo com a autarquia, o elaborador de itens tem como atribuição criar questões inéditas do exame para a construção dos itens. O revisor avalia e atesta a qualidade técnico-pedagógica do item, podendo aprovar ou não as questões analisadas.

O Enade é aplicado em todo o país aos estudantes do último ano de graduação. A cada ano, o exame avalia um grupo diferente de cursos. Os estudantes devem fazer o Enade para obter o diploma, no entanto, não existe um desempenho obrigatório aos alunos. O resultado do exame é usado para compor índices que medem a qualidade de cursos e instituições de ensino superior.

Em 2014, a prova será aplicada no dia 23 de novembro a mais de 30 cursos das áreas tecnológicas, de ciências humanas e licenciaturas.

/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable