Já estão disponíveis para consulta os resultados do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2018 para participantes que buscam a certificação do ensino fundamental. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou as notas nesta terça-feira, 11 de dezembro. Para acessar, basta informar CPF e a senha cadastrada no ato da inscrição.

 

As provas do Encceja Nacional Regular foram realizadas em 5 de agosto deste ano. O Exame contou com 1.695.607 inscritos. Dos 137.650 inscritos que fizerem as provas do ensino fundamental, 30,47% obtiveram a certificação completa nas quatro áreas de conhecimento. O Ministério da Educação (MEC) informou que o participante que obteve a nota mínima exigida em todas as quatro áreas de conhecimento e na redação deve se dirigir às secretarias estaduais de Educação ou aos institutos federais de educação ciência e tecnologia que escolheram durante a inscrição, para solicitar a certificação.

 

O Encceja foi criado em 2002 para aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou o ensino médio na idade adequada, voltando a certificar o ensino médio em 2017. O Exame é aplicado pelo Inep, mas a emissão dos documentos certificadores (certificado e declaração de proficiência) é responsabilidade das secretarias estaduais de Educação e institutos federais de educação, ciência e tecnologia, que firmaram termo de adesão.

Related Articles