Na tarde desta quinta-feira (13/12), o Conselho Estadual de Educação de Sergipe (CEE/SE) realizou sua última sessão plenária do ano de 2018. O encontro foi marcado pela eleição do conselheiro José Sebastião dos Santos Filho para o cargo de presidente, como também pela eleição de Luana Boamorte para o de vice-presidente. Ambos foram eleitos pelo Colegiado e empossados para que exerçam o cargo até o final do exercício de 2019, com a possibilidade de recondução, também por processo eletivo, para o ano de 2020.

 

Sebastião Filho, que até então ocupava o cargo de vice-presidente do CEE/SE, agradeceu a todos os conselheiros  pela confiança nele depositada, como também aos técnicos da Casa e ao secretário estadual de Educação, Josué Modesto, pela acolhida de seu nome para a candidatura ao pleito. Em seu breve discurso de posse, o novo presidente realçou o seu orgulho em fazer parte do Colegiado e reafirmou seu compromisso de não medir esforços no sentido de promover a melhor possível prestação de serviços à comunidade, como também de zelar pelo desenvolvimento da Educação no estado de Sergipe e da nação. Em entrevista, Sebastião Filho destacou a continuidade das boas práticas e ampliação dos trabalhos de aproximação com a comunidade usuária como algumas de suas metas principais. “Devemos ampliar os canais de comunicação com a sociedade”, disse Sebastião, citando o sistema “Escola Legal” – que informa via internet sobre a regularidade das escolas – e a Ouvidoria, esta como um instrumento de participação comunitária no aperfeiçoamento dos serviços prestados.     

 

Na mesma ocasião, a conselheira Luana Boamorte agradeceu a todos os técnicos e conselheiros pelo apoio e confiança, o apoio do secretário Josué Modesto, lembrando também do nome do ex-secretário Jorge Carvalho como, de inicio, um grande incentivador para que ela assumisse os trabalhos de conselheira e gestora. Luana enfatizou que, agora no cargo de vice-presidente, “continuará no mesmo ímpeto de fazer o melhor pela eficiência dos serviços prestados pelo CEE/SE, contribuindo no que puder com o novo presidente, para que o Conselho alcance, cada vez mais, altos níveis de excelência”, disse ela. Em momento anterior à tomada de votos, Luana fez uma exposição de objetivos e metas alcançadas durante a sua gestão como presidente da Casa.

 

Por fim, os novos empossados foram parabenizados por todos os conselheiros presentes. Foi unânime entre as opiniões manifestadas a de que o trabalho desenvolvido pela dupla – Sebastião e Luana – nas gestões anteriores (2017 e 2018) foi de grande valia para o engrandecimento do Conselho e da educação sergipana.

 

Sendo a sessão plenária desta quinta-feira (13) a última do ano de 2018, o Colegiado entra em recesso regular, devendo se reunir novamente a partir do dia 17 de janeiro próximo.    

 

 

Sebastião Filho

 

José Sebastião dos Santos Filho é Graduado em Psicologia pela Faculdade Pio Décimo, Especialista em Direito Educacional pela mesma Instituição e Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Sergipe. Foi Coordenador do Centro de Práticas em Psicologia e também Coordenador do Curso de Psicologia da Faculdade Pio Décimo, onde atualmente atua como Procurador Institucional e Presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA). É membro titular do Conselho Estadual de Educação e integra a Diretoria da Federação dos Estabelecimentos Particulares de Sergipe, além de membro da Câmara de Ensino Superior da Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino. Assume uma cadeira de conselheiro do CEE/SE desde junho de 2016.  

 

 

Luana Boamorte

 

Luana Boamorte é professora de carreira no Magistério Estadual de Sergipe. É graduada em História e Mestre em Educação.   Assumiu uma cadeira de conselheira do CEE/SE no ano de 2015. Foi eleita para o cargo de presidente do Conselho em 2016, para a gestão de 2017, e reconduzida, também por eleição, para o ano de 2018. Também foi eleita, recentemente, para o cargo de Vice Presidente da Região Nordeste, do Fórum Nacional dos Conselhos Estadual de Educação, entidade representativa dos Conselhos com forte atuação dentro do MEC.

 

Segue resumo de sua exposição para técnicos e conselheiros,  na ocasião da eleição de Sebastião Filho para lhe substituir na presidência e da sua própria eleição, agora para o cargo de vice-presidente.

 

 

[…]

 

“A passagem pela Presidência no Conselho foi muito valiosa para a minha trajetória, professora de carreira no Magistério Estadual, sempre dedicada à docência. Acredito que colaborei para que o notório saber do Conselheiro fosse ressignificado. Por isso, sou muito grata ao Professor Jorge Carvalho do Nascimento,  pela confiança e ousadia em apostar em meu nome, e ao Professor Josué Modesto, pelo respeito e acolhida. Nesses dois últimos anos, fiz o possível para ponderar os interesses das Redes de ensino, aproximar o quadro técnico da gestão do Órgão, ampliar o dialogo com os Conselhos Municipais de Educação e dar visibilidade aos trabalhos que desenvolvemos”.

 

[…]

 

 

Entre as realizações de sua gestão como presidente do Conselho, Luana destacou:

  

– Criação do Encontro Técnico do Conselho; 

– Mudança de sede do órgão;

– Elaboração de novo Sistema do Escola Legal;

– Participação ativa na Campanha de Combate as Escolas Clandestinas e Irregulares;

– Colaboração no Movimento ProBNCC;  

– Engajamento na CONAE 2018;

– Fortalecimento da política de estagiários no órgão;

– Aprovação da normatização do Currículo de Sergipe;

– Aprovação da Resolução sobre Liberdade de Expressão do Professor, Educando e Trabalhadores da Educação;

– Estabelecimento da sede do Fórum Estadual de Educação em espaço anexo ao Conselho; 

– Realização do Projeto Bem Viver e de Vivências Formativas, voltados aos colaboradores; 

– Projeção nacional do Colegiado Sergipano;

 

 

Outras Notícias