Estudantes de todo o país têm mais uma semana para se inscrever na 12ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro. O período de inscrições foi prorrogado até a próxima sexta-feira, 19, em função da greve de professores, que afetou vários estados.

 

Para se inscrever, é preciso ter entre 16 e 22 anos e estar matriculado no 2º ou 3º ano do ensino médio ou no 2º, 3º ou 4º ano do ensino técnico, na modalidade integrada ao ensino médio, em escola pública ou privada.

 

Os interessados precisam elaborar um projeto de lei propondo mudanças para melhorar a realidade do País. O tema é livre, mas deve ter impacto nacional. A proposta deve ser enviada juntamente com a ficha de inscrição e com a documentação solicitada à Secretaria de Educação do estado do estudante, na forma prevista no Manual de Procedimentos do PJB 2015.

 

Serão selecionados 78 projetos. O número de representantes jovens por estado é proporcional ao número de deputados de cada um deles. A pré-seleção é feita pelos coordenadores estaduais do programa, que são servidores designados pelas secretarias de Educação.

 

Parlamento Jovem

 

O programa Parlamento Jovem teve início em 2004. Neste ano acontecerá entre os dias 21 e 25 de setembro, na Câmara, e simulará uma jornada parlamentar em que os jovens estudantes participam de debates e votações como se fossem deputados.

 

Essa experiência possibilita melhor compreensão acerca do Poder Legislativo, informa sobre o processo legislativo e educa para a participação e a cidadania. As escolas são parceiras do programa não só na divulgação, mas também no apoio e na orientação dos alunos interessados em participar.

 

*Nota da Seed/SE

/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:”Tabela normal”;
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-priority:99;
mso-style-qformat:yes;
mso-style-parent:””;
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin-top:0cm;
mso-para-margin-right:0cm;
mso-para-margin-bottom:10.0pt;
mso-para-margin-left:0cm;
line-height:115%;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:11.0pt;
font-family:”Calibri”,”sans-serif”;
mso-ascii-font-family:Calibri;
mso-ascii-theme-font:minor-latin;
mso-fareast-font-family:”Times New Roman”;
mso-fareast-theme-font:minor-fareast;
mso-hansi-font-family:Calibri;
mso-hansi-theme-font:minor-latin;}

Outras Notícias