Diretores e professores das escolas públicas, de todo o Brasil, podem participar da Iniciativa Educadores do Brasil, por meio dos prêmios Professores do Brasil, do Ministério da Educação, e Gestão Escolar, realizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em parceria com instituições privadas e do terceiro setor. As inscrições serão abertas no dia 18 de junho (quinta-feira) e irão até 14 de setembro.

 

O Educadores do Brasil unificou duas iniciativas já existentes. O primeiro instituído em 2005, premia o professor que se destaca com mérito na melhoria da qualidade do ensino. O segundo, estimula e reconhece, desde 1999, boas práticas de gestão nas escolas públicas de educação básica.

Professores – Prêmio Professores do Brasil

 

Ao fazer a inscrição on-line, o PROFESSOR produzirá um relato de experiência, evidenciando sua qualidade e resultados obtidos. Ao escrever sobre uma experiência vivida na sala de aula o participante desenvolve um exercício de reflexão sobre a própria prática, promovendo o aprimoramento dos processos de ensino e aprendizagem.

 

Podem participar, enviando um relato do trabalho desenvolvido com uma turma de alunos, professores de escolas públicas da educação básica.

Diretores – Prêmio Gestão Escolar

 

Ao fazer a inscrição on-line, o DIRETOR tem acesso a um instrumento de autoavaliação dos processos de gestão e a um roteiro para o planejamento de um plano de ação a ser construído com a comunidade escolar.

Podem participar escolas do ensino regular da educação básica, das redes públicas estaduais/distrital e municipais, representadas pelo diretor, que realizem o processo de autoavaliação.

 

Mais informações sobre o regulamento e a premiação podem ser obtidas nos sites www.educadoresdobrasil.org.br.

 

Iniciativa Educadores do BrasilA iniciativa foi estabelecida pelo MEC, Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), visando ao avanço na qualificação do ensino. O foco é sobre a meta 17 do Plano Nacional de Educação (PNE) “valorização dos profissionais do magistério das redes públicas de educação básica” e na redefinição do papel do diretor a partir da disseminação de boas práticas de gestão.

Os Prêmios – Concebido em 1998 pelo Consed, o Prêmio Gestão Escolar contempla projetos inovadores e gestões competentes na educação básica do ensino público e conta, em sua trajetória, com a participação de cerca de 34 mil escolas de todas as regiões do país. Já o Professores do Brasil, criado pelo MEC em 2005, objetiva reconhecer, premiar e divulgar o mérito de docentes das redes públicas de ensino, pela contribuição dada para a melhoria da qualidade.

Em Sergipe, os referidos prêmios terão a coordenação do Prof. Jorge Costa Cruz Júnior, Núcleo de Formação e Valorização dos Profissionais da Educação (NUFORM/DRH), da Secretaria de Estado da Educação (SEED).

 

*Nota da Seed

/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:”Tabela normal”;
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-priority:99;
mso-style-qformat:yes;
mso-style-parent:””;
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin-top:0cm;
mso-para-margin-right:0cm;
mso-para-margin-bottom:10.0pt;
mso-para-margin-left:0cm;
line-height:115%;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:11.0pt;
font-family:”Calibri”,”sans-serif”;
mso-ascii-font-family:Calibri;
mso-ascii-theme-font:minor-latin;
mso-fareast-font-family:”Times New Roman”;
mso-fareast-theme-font:minor-fareast;
mso-hansi-font-family:Calibri;
mso-hansi-theme-font:minor-latin;}

Outras Notícias