Uma boa oportunidade para professores que atuam na área de Linguística e estão disponíveis para contar as histórias escritas nas páginas da literatura brasileira a universitários ao redor do mundo.  O Ministério da Educação (MEC) publicou nota anunciando o programa Leitorado, que seleciona profissionais para atuarem em instituições estrangeiras de educação superior. O objetivo da ação é  promover a língua portuguesa por meio da cultura e da literatura.

 

Os professores selecionados do Programa terão como benefício uma bolsa mensal, além de outros auxílios e poderão permanecer de dois a quatro anos na universidade estrangeira. Os interessados em participar têm até 8 de outubro para se candidatar. O início das atividades está previsto para fevereiro de 2016. Os candidatos precisam ter doutorado ou mestrado e experiência no ensino de linguística, linguística aplicada, literatura brasileira, cultura brasileira, entre outras exigências previstas em edital.

 

O programa é resultado de uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação e o Ministério das Relações Exteriores. Mais informações no Edital nº 14/2015 da Capes e na página do programa Leitorado na internet.

/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:”Tabela normal”;
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-priority:99;
mso-style-qformat:yes;
mso-style-parent:””;
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin-top:0cm;
mso-para-margin-right:0cm;
mso-para-margin-bottom:10.0pt;
mso-para-margin-left:0cm;
line-height:115%;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:11.0pt;
font-family:”Calibri”,”sans-serif”;
mso-ascii-font-family:Calibri;
mso-ascii-theme-font:minor-latin;
mso-fareast-font-family:”Times New Roman”;
mso-fareast-theme-font:minor-fareast;
mso-hansi-font-family:Calibri;
mso-hansi-theme-font:minor-latin;}

Related Articles