Até o dia 28 de fevereiro de 2015, coordenadores de cursos de formação inicial e continuada de professores, equipes institucionais e interinstitucionais envolvidas com a formação docente, diretores e gestores que atuam no campo da formação de educadores podem apresentar propostas na segunda edição do Concurso de Experiências Inovadoras na Formação Docente – Prêmio Paulo Freire.

 

A ação é uma iniciativa do Programa de Apoio ao Setor Educacional do Mercosul (Pasem), que promove o intercâmbio de experiências e práticas educacionais de formação docente nas quatro nações fundadoras do Mercosul – Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Os autores dos dez melhores trabalhos ganharão uma viagem acadêmica e cultural a um dos países do bloco, além da postagem do projeto no banco de experiências do Pasem.

 

Os concorrentes ao prêmio terão de documentar experiências inovadoras relacionadas com as temáticas: “O percurso da prática e o âmbito das práticas profissionais na formação inicial” e  “Práticas inovadoras da educação em prol da diversidade”. As experiências devem ter sido realizadas no período de 2010 a 2014. Se estiverem em desenvolvimento, que já tenham pelo menos um ano.

 

O Programa de Apoio ao Setor Educacional do Mercosul é uma ação conjunta entre a entidade sul-americana e a União Europeia, voltada para o papel da educação nos processos de integração regional. O objetivo é contribuir para melhorar a qualidade da educação a partir do fortalecimento da formação de professores no Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. O Prêmio Paulo Freire, lançado em 2013, é realizado anualmente.

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