A Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio do Núcleo de Educação da Diversidade (NEDIC), reuniu  na manhã desta quarta-feira, 9, coordenadores pedagógicos e professores da área de educação ambiental de todas as Diretorias Regionais de Educação, para uma formação continuada. A capacitação tem como objetivo fornecer aos profissionais que apresentaram projetos na Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, mais subsídios para que possam levar às suas diretorias regionais.

Além da capacitação, houve também uma rodada de discussões sobre diversos temas, como o edital do concurso que os professores da rede pública poderão participar apresentando projetos. Além disso, foi apresentado também o vídeo “Meio Ambiente por inteiro”. A coordenadora de Educação Ambiental da Seed, Maria da Conceição Cruz, explicou que a temática dessa formação tratou também da política nacional de resíduos sólido, estabelecida pela Lei 2.305, de 2 de agosto de 2010.

Ela disse que por causa da imensa quantidade de resíduos sólidos no país, é importante discutir quais são os avanços obtidos após a implementação da lei. “O grande desafio agora é trabalhar com esses professores formadores e coordenadores para que se conscientizem sobre a importância de se fazer uma coleta seletiva, de se fazer projetos de compostagem, etc”, disse.

A coordenadora ressaltou ainda a necessidade de se realizar esse tipo de capacitação para os coordenadores e professores. “Apesar de existir um termo de cooperação técnica com a UFS, na qual a Seed ampliou esse número de vagas para professores na área de educação ambiental, a gente ainda sente uma carência, por isso achamos que é importante essa formação, vinda especificamente da Seed. Vamos formar esses coordenadores e, a partir daí, haverá a formação disseminada nas DREs. Eles vão sair daqui com potencial para poder realizar a formação nos âmbitos das suas diretorias regionais”, explicou.

/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable