O Ministério da Educação por meio da Coordenação da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica iniciou nesta manhã(27), capacitação para implantação do SISTEC – II Fase, destinada a representantes dos Conselhos Profissionais, Conselho Estadual de Educação, Secretaria de Estado da Educação e Instituições de Ensino que ofertam a Educação Profissional Técnica de Nível Médio.

A capacitação está acontecendo no auditório do Institituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe – IFS, inicialmente direcionada aos Conselhos Profissionais, e se estenderá até amanhã(28), quando serão capacitados, também, o técnicos do Conselho Estadual de Educação e da SEED, finalizando com os representantes de Instituições de Ensino públicas e privadas que ofertam a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, ocasião em que será aplicado o pré-teste do questionário e avaliação.

O SISTEC – Sistema Nacional de Informação Profissional e Tecnológica, criado em  2009 por meio da Resolução nº 03/2009, tem como objetivo dotar o Ministério da Educação de uma base nacional de dados oficiais, contemplando na sua I Fase informações da educação profissional e tecnológica no país, disponibilizando à sociedade informações sobre cursos e unidades de ensino, em todas as Unidades da Federação. Na II Fase, o SISTEC contempla informações sobre a escolaridade dos alunos, permitindo às Unidades de Ensino, o cadastro e validação dos Diplomas.

Dos ganhos:

As Secretarias
As Secretarias de Educação de cada Estado serão as responsáveis por fiscalizar as informações fornecidas pelas unidades de ensino públicas estaduais, podendo, através do SISTEC, gerenciar e extrair dados da própria rede de escolas de educação profissional.

Os Conselhos
Os Conselhos Profissionais poderão consultar no SISTEC os diplomas apresentados pelos alunos para emissão da carteira profissional, tendo como um dos grandes objetivos, evitar a falsificação dos diplomas e agilizar o processo de verificação da validade do diploma apresentado.

A Sociedade
A Sociedade poderá verificar as Unidades de Ensino que estão dentro dos parâmetros legais exigidos no “Consulta Pública” (autorização de funcionamentos da escola e cursos), disponível no link do SISTEC/MEC:  sitesistec.mec.gov.br 

Os alunos podem acessar o Currículo do Trabalhador e fiscalizar o próprio cadastro no sistema SISTEC.

Related Articles