O Conselho Estadual de Educação de Sergipe, através da presidência,  conselheiros e técnicos, participou do IV Encontro Estadual da UNCME-Sergipe, realizado nos dias 18 e 19 de abril, no Auditório do Tribunal de Contas do Estado, que teve como tema central “Plano Municipal de Educação e o Regime de Colaboração”.
Reafirmando a parceria e o compromisso da UNCME-SE com outros Órgãos afins, no dia 18, foi realizada Conferência sobre o Plano Municipal de Educação, pela Coordenadora Estadual da UNCME-AL, Profª Edna Lopes, seguida de Mesa Redonda, da qual participaram: Profº Hudson Cesar Veiga Feitosa – Presidente do Comitê do Campo/SE; Ana Lúcia Lima da Rocha Muricy Souza – Conselheira do Conselho Estadual de Educação; Prof. Valtênio Paes de Oliveira – Presidente do Conselho Municipal de Educação de Aracaju e o Prof. Iran Barbosa – Professor da Rede Estadual de Sergipe.
No dia 19, a Conselheira Presidente do CEE, Profª. Eliane Passos Santana, realizou Conferência sobre “Regime de Colaboração”, seguida de Mesa Redonda, com a temática “Regime de Colaboração – caminho para organizar os sistemas de educação”. Participaram da Mesa, Dr. Luis Fausto Dias de Valois Santos, representando o Ministério Público do Estado de Sergipe, o Prof. Manuel Alves Prado Neto, representando o Secretário de Estado da Educação, o Senhor José Arinaldo de Oliveira Neto, representante da UNDIME-SE e o Senhor Manoel Humberto Gonzaga Lima, Coordenador Estadual da UNCME-SE, tendo como moderador, o Prof. Antônio Góis da Silva Andrade.
Em sua apresentação a Presidente organizou sua fala a partir de três aspectos relevantes sobre o tema, enfatizando os aspectos legais; ações realizadas e principais impasses e desafios.
Destacou que o Sistema Nacional de Educação e o Regime de Colaboração entre os sistemas de ensino na área de educação, previsto nos artigos 211 da Constituição Federal e 8º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (Lei nº 9.394/96), tem merecido atenção e preocupação constante dos educadores e gestores educacionais, constituindo tema central de duas importantes Conferências Nacionais de Educação: a CONEB/2008 e a CONAE/2010. Em Sergipe, também foi tema central dos dois Encontros dos Conselhos de Educação, promovidos pelo CEE, em 2010 e 2011.
Apesar da previsão legal, precisamos regulamentá-lo, criando mecanismos para articular os sistemas num projeto nacional, pensando nas articulações necessárias à efetivação do Regime de Colaboração, afirmou a Presidente.