Sergipe está entre os oito estados que já aprovaram o currículo estadual para educação infantil e ensino fundamental tendo como referência a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A expectativa do Ministério da Educação (MEC) é a de que os demais estados da federação aprovem seus Currículos ainda em 2018. Além de Sergipe, os estados do Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pernambuco,  Goiás e o Distrito Federal já têm seus documentos normativos, ou seja, os currículos construídos em conjunto com os municípios.

 

Os documentos foram elaborados ao longo dos últimos meses em regime de colaboração entre os estados e os municípios, contando com apoio técnico do MEC, por meio do Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular (ProBNCC). O processo de desenvolvimento, como um todo, foi construído por uma equipe formada por pessoas das secretarias estaduais e municipais de educação e da sociedade civil. Foram vários processos de escuta, audiências públicas e consultas, inclusive on-line, onde foram registradas mais de 5 milhões de contribuições para os currículos.

 

O MEC observou que a maioria estados estão com seus documentos curriculares nos conselhos estaduais aguardando apreciação, em processo de discussão para posterior aprovação, mas que a perspectiva é que concluam até janeiro de 2019.  Segundo avaliação do diretor de Currículos e Educação Integral do MEC, Raph Gomes, uma das maiores vitórias da construção dos novos currículos é o respeito às diferenças, levando em consideração a diversidade inerente ao Brasil.

Related Articles