Nesta terça-feira (22/06), será lançado o Sistema de Acompanhamento dos Estudantes do Programa Alfabetizar pra Valer (SISPAPV). O programa resulta de uma ação da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio da Assessoria de Colaboração e Assistência aos Municípios (Ascam). O evento que lança o projeto será transmitido às 15h, pelo canal do YouTube Educação Sergipe.

Segundo a Seduc, “o objetivo do evento é apresentar as funcionalidades da ferramenta a gestores municipais e estaduais, equipes técnicas das secretarias de educação e coordenadores, formadores e pontos focais do Programa Alfabetizar pra Valer da Rede Pública de Educação”. No portal da Secretaria ainda consta que o sistema é desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia em Informática (Astim), com o apoio da Ascam e da Assessoria de Desenvolvimento Institucional e Monitoramento de Políticas Educacionais (Adimpe) do Órgão.

O SISPAPV é considerado como peça-chave para o acompanhamento da aprendizagem dos mais de 40 mil estudantes sergipanos de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Com sua implantação, será possível computar as métricas de leitura e escrita dos alunos. Ao acessar o sistema, os educadores irão encontrar a interface de digitação da avaliação para turmas das redes públicas municipais, o espaço de diagnósticos de leitura e escrita, entre outras funcionalidade, a exemplo a que propicia que os gestores escolares, municipais e regionais e as equipes do Programa Alfabetizar pra Valer possam ter acesso rápido a relatórios com informações referentes ao desempenho dos estudantes, sistematizadas a partir de diagnósticos realizados periodicamente pelos professores.