O Banco Central expandiu para todo os estados brasileiros o acesso ao programa Aprender Valor, este que tem como ideia principal levar o conhecimento sobre gestão de finanças pessoais, de maneira transversal, abrangendo professores, alunos e gestores. Assim, qualquer escola da rede pública de Ensino Fundamental pode aderir ao projeto.

 

Luis Gustavo Mansur, chefe do Departamento de Promoção da Cidadania Financeira do Banco Central, idealizou o tema como de forma integrada às disciplinas obrigatórias da grade curricular, como Matemática, Língua Portuguesa e Ciências Humanas. “É algo que tem um ganho exponencial. A criança ou adolescente ensina aos pais, aos familiares e isso se multiplica. Os professores também aprendem com aquilo que beneficia os estudantes, a si próprios e suas famílias. O gestor escolar que se envolve com educação financeira na escola acaba usando na vida pessoal, o que acaba repercutindo também na sua família”, avaliou Mansur. 

 

Na fase experimental, o projeto atendeu 257 municípios, com um total de 609 escolas. Mais de 1.200 profissionais, entre gestores e professores, estão cursando ou já concluíram as formações oferecidas de forma on-line. Até o momento, pelo menos 14 mil estudantes foram beneficiados.

 

Informações no site do projeto.

 

*Com informações da EBC

 

 

Related Articles