Em Sessão Plenária Extraordinária realizada nesta segunda-feira (21/06), o Conselho Estadual de Educação de Sergipe (CEE/SE) resolveu conceder o Diploma de Honra ao Mérito Educacional ao professor José Ricardo de Santana. A honraria é oferecida pelo Conselho a personalidades que se destacam por relevantes serviços prestados à educação no Estado. O nome de Santana foi indicado pela conselheira Eliana Borges e aprovado pelos seus pares do Colegiado.

Atualmente atuando como superintendente executivo da Secretaria da Educação, do Esporte e da Cultura de Sergipe (Seduc/SE), José Ricardo é doutor em Economia de Empresas pela Fundação Getulio Vargas – SP (2004), mestre em Economia pela Universidade Federal do Ceará (1995) e bacharel em Economia pela Universidade Federal de Sergipe (1991). É professor associado da Universidade Federal de Sergipe (UFS), vinculado ao Departamento de Economia, ao Programa de Pós-Graduação em Economia e ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Propriedade Intelectual. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em crescimento econômico, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento regional, inovação e finanças. Foi chefe do Departamento de Economia (DEE/UFS), vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Economia (NUPEC/UFS) e coordenador do Centro de Inovação e Transferência de Tecnologia (CINTEC/UFS). Foi também presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (FAPITEC/SE) e vice-presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP). Foi ainda Diretor de Cooperação Institucional do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A data da solenidade de entrega da honraria será definida em breve e anunciada através dos canais de comunicação do CEE/SE.