Na tarde da última sexta-feira, 14/12, a vice-presidente do Conselho Estadual de Educação de Sergipe (CEE/SE), Luana Boamorte, esteve em Brasília, onde participou do evento de homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio. A conselheira foi convidada como representante no Fórum Nacional de Conselhos Estaduais de Educação. Também esteve presente ao evento, representando a Secretaria Estadual de Educação (Seed), a conselheira do CEE/SE Joniely Cheyenne Moura Cruz. No período da manhã, as conselheiras participaram do lançamento do Portal Novo Ensino Médio, que reúne informações sobre as políticas, programas e ações desenvolvidas pelo MEC no processo de implementação da etapa do ensino médio.

 

A homologação do BNCC do Ensino Médio ocorreu durante solenidade realizada no Conselho Nacional de Educação (CNE), ocasião em que foi anunciada a liberação de verbas especiais para os estados e o Distrito Federal, por meio do Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular (ProBNCC) do Ensino Médio,  para que comecem o processo de implementação dessa etapa. Somando-se às etapas da educação infantil e do ensino fundamental, homologadas em dezembro de 2017, o documento atinge sua completude, com a definição dos conteúdos que todos os alunos têm o direito de aprender no decorrer do percurso escolar.

 

O texto homologado foi aprimorado com as contribuições dos segmentos sociais, secretarias e conselhos estaduais de educação, gestores escolares, professores e alunos. Segundo nota do MEC, as alterações foram feitas no sentido de dar maior clareza ao documento, tanto em relação às competências e habilidades, quanto a aspectos como a progressão de aprendizagem, projeto de vida, trabalho e mundo digital.

 

Em entrevista, Luana Boamorte avaliou a homologação como mais uma conquista do sistema educativo brasileiro. “São muitos os esforços empreendidos na construção da BNCC. Mais uma etapa concluída, esta que nos dá a sustentação necessária para a fase de implementação”, avaliou Luana.  

 

Related Articles