A professora graduada em Letras da rede estadual de ensino, Eliane Passos Santana, foi eleita por unanimidade presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), na tarde da última sexta-feira, 17, em solenidade realizada na sala Professor Acrísio Cruz, da Biblioteca Pública Epifâneo Dórea. Para o cargo de vice-presidente foi eleito, também por unanimidade, o conselheiro João Bosco Argolo Delfino, representante da rede particular de ensino. A solenidade de posse foi presidida pela secretária adjunta da Educação, professora Hortência Araújo, representando, na ocasião, o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas.

 

Os conselheiros empossados como presidente e vice-presidente do CEE substituem, respectivamente, os professores e conselheiros Ana Lúcia da Rocha Muricy e Carlos Valdemar do Aboim. Os recém-eleitos ficarão à frente dos trabalhos do Conselho pelo período de um ano.

 

A presidente eleita do CEE, Eliane Passos Santana, que até os últimos dias exercia a função de assessora técnica no Departamento de Inspeção Escolar (DIES) da Seed, foi nomeada conselheira do CEE no ano de 2008, onde passou a integrar o quadro de conselheiros do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB).

 

Metas

 

Eliane Passos elencou como meta da sua gestão o fortalecimento da parceria já iniciada com os Conselhos Municipais de Educação; a mediação da articulação entre os sistemas de ensino; a colaboração com o poder público estadual na elaboração e acompanhamento do Plano Estadual de Educação (PDE) e a definição de diretrizes estaduais para a oferta de educação para jovens e adultos em situação de privação de liberdade nos estabelecimentos penais.

 

A presidente destacou ainda como meta da sua gestão no CEE o estabelecimento de diretrizes para a educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, e respectivas modalidades de ensino, tomando como base os últimos pronunciamentos do Conselho Nacional de Educação. A presidente afirmou que, para que se garanta a efetividade de todas essas ações e para que o Conselho de Educação cumpra o seu papel na sociedade, torna-se indispensável e urgente o fortalecimento do Conselho dentro do Sistema, mediante revisão da Lei Estadual nº 2.656, de 08/01/1988, que reogarniza o Conselho Estadual de Educação de Sergipe, e demais regulamentos que a alteram, bem como o Regimento Interno, dotando-o da estrutura necessária ao seu funcionamento nos dias atuais.

 

Competência

 

Em seu pronunciamento, a secretária adjunta da Seed, Hortência Araújo, relatou as ações executadas na gestão de Ana Lúcia Muricy, a exemplo da reestruturação e do resgate do Conselho Estadual de Educação. Foi na gestão de Ana Lúcia que o CEE passou a contar com um portal e com a edição de dois volumes de uma coletânea referentes aos períodos de 1996 a 2007 e 2008 a 2010.

 

Em seguida, a secretária relatou sobre a trajetória da nova presidente, Eliane Passos. "O CEE passa a contar com uma das melhores técnicas que a rede estadual de educação tem. Eliane, ao longo dos anos, tem demonstrado que sabe vencer desafios com serenidade, capacidade e compromisso com os avanços da educação em Sergipe", ressaltou Hortência Araújo.

 

Coube à conselheira e professora Tereza Cristina Cerqueira da Graça, secretária da Educação do município de Aracaju, se pronunciar em nome dos membros do Conselho. Tereza ressaltou o trabalho positivo de Ana Lúcia Muricy e enumerou qualidades de Eliane Passos.

 

Despedida

 

Em seu discurso de despedida, Ana Lúcia fez um balanço das atividades realizadas durante sua gestão e agradeceu o apoio dos colegas do CEE e de todos que contribuíram para o encaminhamento e resolução das ações.

 

Trajetória

Natural de Ribeirópolis, a professora com formação acadêmica em Letras, Eliane Passos Santana, ingressou no serviço público em 1990, como datilógrafa, no serviço de inspeção escolar. Por concurso, foi nomeada professora. Em julho de 2008, em reconhecimento à capacidade desenvolvida ao longo dos anos como técnica do Departamento de Inspeção Escolar, Eliane Passos foi nomeada por ato governamental conselheira do CEE.

 

Solenidade

 

Familiares dos conselheiros empossados e dos conselheiros que se despediram das funções de presidente e vice-presidente do CEE, autoridades, colegas de trabalho e educadores  prestigiaram a solenidade.

Related Articles