A guerra é nacional e de todos. Com o objetivo de mobilizar os atores da educação brasileira para combater o Aedes aegypti, representantes do Governo Federal de 110 municípios, 22 estados, além de instituições e organizações públicas e privadas, aderiram ao Pacto da Educação Brasileira contra o Zika. A cerimônia que marcou o acordo foi cerimônia realizada nesta quinta-feira, 4, no Palácio do Itamaraty, em Brasília.

A idéia do Ministério da Educação (MEC) é usar o alcance das redes federal, distrital, estaduais e municipais de educação, em todos os níveis, da pré- escola à pós-graduação, para levar informações sobre as formas de extermínio do mosquito e identificação da doença.

Segundo nota do MEC, pretende-se, inicialmente, abrir discussões sobre o vírus Zika e o mosquito Aedes aegypti nas semanas pedagógicas nas escolas da educação básica, na volta as aulas dos estudantes e mobilização nos trotes universitários para fazer uma reflexão e mobilizar os estudantes para a importância do combate ao mosquito.

No encontro, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, voltou a destacar a importância da mobilização e da informação para o enfrentamento do mosquito, que além do vírus Zika também pode transmitir dengue e febre chikungunya.  . “As escolas são, talvez, a melhor resposta que nós possamos ter neste momento para fazer esse combate, para criar esta consciência e fazer essa mobilização”, disse o ministro, segundo registrado pelo MEC.

/* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:”Tabela normal”; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:””; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:10.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:”Calibri”,”sans-serif”; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:”Times New Roman”; mso-fareast-theme-font:minor-fareast; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin;}