O Ministério da Educação (MEC) publicou nota com a finalidade de informar a escolas, bibliotecas, entidades e cidadãos, inclusive crianças e jovens, que desenvolvam projetos de formação de leitores em todo o Brasil, que até o dia 13 de março estão abertas  gratuitamente inscrições para o 8º Prêmio Viva Leitura. Nesta edição, quatro iniciativas dividirão R$ 100 mil. As inscrições devem ser feitas na página do Prêmio Viva Leitura de 2016 na internet.

 

Como consta, a ação conjunta dos ministérios da Educação e da Cultura busca reconhecer as melhores experiências de promoção da leitura no país. Este ano, a novidade é o interesse por projetos que tenham crianças e jovens como protagonistas. Além da possibilidade de fazer a inscrição individualmente, com autorização dos responsáveis, eles também podem aparecer no público-alvo das iniciativas. 

 

Serão escolhidos projetos em quatro categorias: Biblioteca Viva, para bibliotecas comunitárias e públicas; Escola Promotora de Leitura, para instituições públicas; Território da Leitura, para entidades que promovam o hábito da leitura em espaços diversos; Cidadão Promotor de Leitura, para ações individuais; Cada iniciativa vencedora receberá R$ 25 mil.

 

O prêmio conta também com a parceria da Organização dos Estados Ibero-Americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI). Além disso, tem o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e da Fundação Santillana, da Espanha.

 

Ainda informa que, além do incentivo em dinheiro aos projetos vencedores, o prêmio distingue, com a menção honrosa José Mindlin, iniciativas que se destaquem pelo  impacto e abrangência.

/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:”Tabela normal”;
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-priority:99;
mso-style-qformat:yes;
mso-style-parent:””;
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin-top:0cm;
mso-para-margin-right:0cm;
mso-para-margin-bottom:10.0pt;
mso-para-margin-left:0cm;
line-height:115%;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:11.0pt;
font-family:”Calibri”,”sans-serif”;
mso-ascii-font-family:Calibri;
mso-ascii-theme-font:minor-latin;
mso-hansi-font-family:Calibri;
mso-hansi-theme-font:minor-latin;
mso-fareast-language:EN-US;}

Outras Notícias