A secretária-geral do Conselho Estadual de Educação de Sergipe (CEE/SE), Otília Tatiana de Cácia Conceição Ferreira, foi eleita para ocupar a cadeira de presidente do Colegiado Nacional de Diretores e Secretários de Conselhos de Educação (CODISE). A nova presidente ocupará o cargo no biênio 2024-2026, em substituição a Cíntia Cristina Faulhaber.

A eleição se deu nesse último dia 1º de dezembro, no segundo dia da XLV Reunião Plenária do CODISE, realizada em Porto Alegre-RS. Otília Ferreira foi eleita, por unanimidade, pelos demais membros “codisianos”, representantes dos 27 estados da Federação. Junto a ela foram eleitos Patrícia Braunn (Rio Grande do Sul), como vice-presidente, e Vera Campos (Mato Grosso do Sul), como secretária.

Sergipana de Aracaju, Otília Ferreira já ocupava a cadeira de coordenadora regional do Nordeste do CODISE desde 2021. No CEE/SE, atua como secretária-geral desde 2020. A nova presidente agradeceu a todos, destacando também que vai “dar continuidade às eficientes ações da gestão anterior, além de implementar novas atividades, no intuito de continuar a prestar um ótimo serviço à comunidade envolvida, além de elevar, cada vez mais, a importância do CODISE”. Do CEE/SE, estavam presentes ao encontro a conselheira Rosângela Oliveira e os técnicos Pablo de Carvalho e Simone Nascimento.

Sobre a XLV Reunião Plenária do CODISE

Realizado nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, na cidade de Porto Alegre-RS, a XLV Reunião Plenária do Colegiado Nacional de Diretores e Secretários de Conselhos de Educação (CODISE) contou com representantes de Conselhos Estaduais de diversas regiões do país

O evento contou com a oferta de várias palestras que abordaram assuntos de interesse comuns aos participantes. A palestra de abertura foi proferida pela profª Stefanie Eskereski, secretária adjunta da Educação do Rio Grande do Sul, que trouxe como tema “A conjuntura atual e os desafios da educação na contemporaneidade”.

Também palestraram o professor do Instituto Federal de Santa Catarina e consultor do MEC, Paulo Roberto Wollinger, que trouxe como tema o “Reconhecimento de saberes e competências profissionais – desafios de implementação e regulação”, além do presidente do Fórum Nacional dos Conselhos de Educação, que discursou sobre “Expansão da Educação a Distância na Educação Básica – Reflexões e Críticas”.

O segundo dia do evento teve início com a palestra da presidente do Conselho Estadual de Educação-RS, Fátima Ehlert, que discursou sobre “Conselhos de Educação: democratização da gestão educacional e descentralização das políticas públicas educacionais”. Em seguida, emprestou sua palavra a assessora especial da Direção Geral da Secretaria Estadual de Planejamento, Governança e Gestão do Rio Grande do Sul, Iracema Castelo Branco., que trouxe o tema “Gestão de pessoas: colaboração, envolvimento e os desafios de liderar”.

O encontro culminou na eleição da nova cúpula gestora do CODISE, quando foram eleitos Otília Ferreira, Patrícia Braunn e Vera Campos para os cargos de presidente, vice-presidente e secretária, respectivamente.