O auditório da Biblioteca Pública Epiphânio Dória esteve lotado nesta terça-feira (28/11), quando se realizou evento em comemoração aos 60 anos do Conselho Estadual de Educação de Sergipe (CEE/SE). Na mesma ocasião, foi realizada a solenidade de entrega do Prêmio Hudson Veiga, destinado a instituições educacionais integrantes do sistema de ensino sergipano que se destacam por promover práticas pedagógicas inovadoras e inclusivas, dedicadas a estimular os estudantes para ações críticas e criativas.

Atuais e antigos conselheiros e técnicos do CEE/SE compareceram ao ato comemorativo. Também presentes o vice-governador e secretário Estadual da Educação e da Cultura, José Macedo Sobral, e diversas outras autoridades estaduais e municipais do campo da educacional. O encontro contou também a presença familiares e amigos de Hudson Veiga.

Antes da entrega do Prêmio Hudson Veiga, foi lida, pela ex-presidente Luana Boamorte, uma breve biografia do servidor que dá nome ao prêmio, confeccionado por Allan Veiga, irmão de Hudson. Em seguida, ouviu-se o discurso emocionado de Lana Veiga, irmã. Foram premiados o Colégio Módulo, o Colégio Dinâmico, o Colégio São Paulo e o Colégio Estadual João Batista Nascimento.

Em homenagem a todos os presidentes e conselheiros que passaram pela Casa Colegiada , a ex-presidente Yvone Mendonça de Souza discursou, quando manifestou sobre “a honra de estar representando seus pares no momento em que se comemora 60 anos da Casa”. A secretária-geral do CEE/SE, Otília Ferreira, também empenhou sua palavra, quando fez um breve relato sobre o histórico da Casa. Em momento seguinte, os presentes assistiram a um vídeo produzido pelo CEE/SE, especialmente concebido para as solenidades comemorativas. Também foram homenageados todos os servidores que colaboraram com a história do Conselho.

O secretário de Educação e Cultura, José Sobral, emprestou sua palavra, quando realçou a importância que tem o Conselho para o bom andamento do sistema de ensino de Sergipe. Sobral também destacou que o governo de Sergipe já se movimenta para oferecer ao CEE/SE uma sede própria, com melhores alojamentos.

As palavras do presidente do CEE/SE, Renir Damasceno, encerraram o evento agradecendo a todos os presentes. “A história do Conselho muito orgulha a todos que fizeram parte dela”, realçou o presidente.

Sobre o Conselho

O Conselho Estadual de Educação de Sergipe (CEE/SE), órgão normativo, deliberativo e consultivo do Sistema de Ensino do Estado, foi instituído pela Lei Estadual datada 05 de junho de 1963, em atendimento à Lei Federal que fixava as diretrizes e bases da educação nacional à época. Reconhecido como uma Casa de Referência no campo educacional sergipano, o CEE/SE possui como principais atribuições as de credenciar instituições, autorizar funcionamento de cursos, viabilizar regularização de vida escolar, apurar denúncias envolvendo estabelecimentos de ensino e fornecer orientações.

Atualmente, o CEE/SE tem como presidente o conselheiro Renir Damasceno, um dos 16 (dezesseis) membros titulares que compõem o Colegiado, atendendo ao que determina a Constituição do Estado de Sergipe, em consonância com Lei Ordinária datada de janeiro de 1988, que reorganiza o Órgão.