O Ministério da Educação (MEC) publicou nota reafirmando que serão abertas na quinta-feira, 1º de outubro, às 10h, as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 das pessoas privadas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa. O prazo se estenderá até as 23h59 do dia 23, pelo horário oficial de Brasília. Esse é o prazo para os órgãos de administração prisional e socioeducativa do país firmarem termo de compromisso, pela internet, com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) para a aplicação do exame nas unidades. Na edição de 2014, o Enem para pessoas privadas de liberdade recebeu 38,1 mil inscrições.

 

No momento da adesão, os estabelecimentos devem indicar um responsável pedagógico, a quem caberá providenciar a inscrição dos participantes. O responsável pedagógico indicará o número da unidade prisional ou socioeducativa e o cadastro de pessoa física (CPF) do participante. Será também o responsável pelo acesso aos resultados e por divulgar as informações do exame aos candidatos. Além disso, deve encaminhar a participação de cada um no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e em outros programas de acesso à educação superior. Aqueles que optarem por usar o Enem para certificação do ensino médio devem fazer o pedido no ato da inscrição.

 

Provas

 

Na nota ainda consta que as provas da edição de 2015 nas unidades de administração prisional e socioeducativa estão marcadas para os dias 1º e 2 de dezembro próximo. No primeiro dia, serão aplicadas as de ciências humanas e suas tecnologias (história, geografia, filosofia e sociologia) e de ciências da natureza e suas tecnologias (química, física e biologia), com duração de 4 horas e 30 minutos. No segundo dia, será a vez de matemática, linguagens, códigos e suas tecnologias (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação), além da redação. Esta segunda etapa tem duração de 5 horas e 30 minutos.

/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:”Tabela normal”;
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-priority:99;
mso-style-qformat:yes;
mso-style-parent:””;
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin-top:0cm;
mso-para-margin-right:0cm;
mso-para-margin-bottom:10.0pt;
mso-para-margin-left:0cm;
line-height:115%;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:11.0pt;
font-family:”Calibri”,”sans-serif”;
mso-ascii-font-family:Calibri;
mso-ascii-theme-font:minor-latin;
mso-fareast-font-family:”Times New Roman”;
mso-fareast-theme-font:minor-fareast;
mso-hansi-font-family:Calibri;
mso-hansi-theme-font:minor-latin;}

Related Articles