O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) disponibilizou no seu site documento onde consta registros de indicadores selecionados pelo Ministério da Educação e reunidos no trabalho Plano Nacional de Educação 2014-2024.  A Linha de Base, está no ar desde quarta-feira, 30 de setembro, reunindo dados adequados ao acompanhamento do PNE.

É atribuído ao Inep o papel de realizar estudos para aferir a evolução das metas do plano. O documento consiste em análise descritiva de séries históricas de 36 indicadores. Os dados analisados servem como referência para a observação de fatores como desigualdades regionais, raça e cor, renda e sexo, além de diferenças educacionais entre as áreas rural e urbana.

Espera-se que o documento sirva como instrumento para subsidiar instâncias de controle, como as comissões de educação da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, além do Conselho Nacional de Educação (CNE) e do Fórum Nacional de Educação, formado por instituições da sociedade civil. Para o MEC, o estudo sinaliza a tendência durante o período de vigência do Plano e sugere onde atuar de forma mais específica e incisiva. Outra serventia recai no objetivo de servir aos estados e municípios na elaboração dos respectivos planos de educação.

O documento pode ser conferido no Plano Nacional de Educação PNE 2014-2024: Linha de Base.

/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable