Nesta quarta-feira, 29 de maio, teve início a coleta da primeira etapa do Censo Escolar 2024. Os responsáveis por declarar as informações devem preencher os formulários de modo on-line, no Sistema Educacenso, ou realizar a migração dos dados até 31 de julho. Nessa etapa da pesquisa, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), apura os dados sobre estabelecimentos de ensino, turmas, alunos, gestores e profissionais escolares em sala de aula.

Segundo o Inep, a divulgação dos dados finais está prevista para janeiro de 2025, conforme a portaria que define o cronograma da pesquisa. Já a segunda etapa, que trata especificamente da “Situação do Aluno”, ocorrerá a partir de fevereiro do próximo ano, com a apuração das informações relativas ao movimento, que responde a questões como o quantitativo os alunos foram transferidos, deixaram de frequentar a escola ou faleceram) e ao rendimento dos estudantes (quantidade de aprovados ou reprovados) ao término do ano letivo.

O Censo Escolar é a principal pesquisa estatística da educação básica. É coordenado pelo Inep e realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do País. O levantamento abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica: ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional e tecnológica (EPT).

Com informações do Inep / MEC

Outras Notícias