O presidente do Conselho Estadual de Educação de Sergipe (CEE/SE), Renir Damasceno, esteve entre os componentes da mesa na ocasião do primeiro dia VI Fórum de Presidentes de Conselhos Municipais da Educação e 2º Seminário Nacional do CACS Fundeb, que se realiza no período de 05 a 07 de junho, na capital Aracaju. Também estava presente a secretária-geral do CEE/SE, Otília Ferreira, desta vez na condição de presidente do Colegiado Nacional de Diretores e Secretários de Conselhos de Educação (CODISE), além de diversas autoridades da Educação Sergipana.

Os eventos são promovidos pela União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme) e Conselho de Acompanhamento e Controle Social (CACS-Fundeb), trazendo como discussões centrais o “Plano Nacional de Educação (2024-2034) – desafios e perspectivas” e “Fundeb: Orientações Técnicas e Estratégias para o acompanhamento dos Conselhos Municipais”.  O primeiro Fórum ocorreu em 2019, justamente na cidade de Aracaju. Já o Seminário Nacional do CACS FUNDEB, chega a sua 2° edição em 2024 tendo como finalidade promover reflexões para o empoderamento dos Conselhos do FUNDEB, além de formação que favoreça as atribuições dos conselheiros e Conselheiras.

O presidente do CEE/SE avaliou a ação dos eventos como de efeito positivo. “Sempre melhorar. Qualquer movimento no sentido de promover o debate sobre assuntos tão relevantes para a melhoria da Educação é sempre proveitoso”, considerou Renir Damasceno. A secretária Otília Ferreira acrescentou que debater sobre o sistema educativo é sempre um caminho para uma melhor eficiência de aplicação.