Nesta sexta-feira, 26 de abril, às 23h59 (Horário de Brasília), termina o prazo para interposição de recursos relacionados à solicitação de isenção de taxa de inscrição  para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, como também para oferecer a justificativa de ausência na edição passada. Para quem teve o pedido reprovado, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) oferece essa segunda chance, prevista no Edital do Enem. O interessado pode conferir o resultado das solicitações e justificativas na Página do Participante, disponíveis desde o dia 17 de abril.

 

Para formalizar os recursos, o interessado deve utilizar o Sistema Enem, lembrando que é necessário incluir os documentos listados no edital, com arquivos nos formatos PDF, PNG ou JPG. Sendo que o tamanho destes não pode ultrapassar 2MB. No caso de Recurso de solicitação de isenção da taxa de inscrição do Enem 2019, o participante deverá enviar documentação específica, de acordo com o anexo III do Edital. Três perfis têm direito à isenção da inscrição, e os documentos exigidos para recurso mudam de acordo com essa realidade. Para o Recurso de justificativa de ausência no Enem 2018, o participante deverá apresentar documentos diferentes do anexados durante o período de justificativa.

 

Segundo o Inep, os resultados dos recursos serão divulgados no dia 2 de maio, e todos os interessados em fazer o Enem 2019, isentos ou não, devem voltar ao Sistema Enem para fazer inscrição, entre 6 e 17 de maio. As provas serão aplicadas em 3 e 10 de novembro.

 

Confira a relação de documentos aceitos nos recursos da solicitação de isenção da taxa de inscrição.

Confira a relação dos documentos aceitos para a justificativa de ausência no Enem 2018, de acordo com o anexo II do Edital. 

 

Related Articles