O Ministério da Educação (MEC) resolveu prorrogar o prazo de inscrição para a sexta edição da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) para o dia 13 de maio. As inscrições são gratuitas e disponibilizadas para os professores da rede pública de ensino.

 

Com o tema “O lugar onde vivo”, a competição busca incentivar o resgate de histórias sobre as realidades locais e o estreitamento de vínculos dos estudantes com a comunidade. Segundo o MEC, a OLP tem como objetivo final contribuir para a melhoria do ensino e da aprendizagem de leitura e escrita nas escolas públicas do país.

 

Lançada pelo MEC e pela Fundação Itaú Social, sob a coordenação do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), a OLP prevê a realização de oficinas de leitura e escrita na sala de aula com todos os alunos participantes. Os professores que coordenarão essas atividades terão acesso a cadernos virtuais com conteúdos criados para serem incorporados ao planejamento do ano escolar.

 

O projeto contempla cinco categorias de texto a serem trabalhadas nas oficinas: poemas, memórias literárias, crônicas, artigos de opinião e documentário. Este último deverá ser produzido em trio, sob orientação do professor, e será composto pela sinopse, argumento e roteiro, além de vídeo. Após as oficinas, as escolas terão prazo até 19 de agosto para encaminhar os textos produzidos às comissões julgadoras da OLP.

 

Inscrições e regulamento:

Confira o regulamento da OLP

Acesse o portal Escrevendo o Futuro

 

 

Related Articles