O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado em todo o país neste sábado (24) e domingo (25), teve o menor percentual de abstenções de sua história, 25%. Segundo informações do Ministério de Educação (MEC), nos dois dias de provas, foram eliminados 743 participantes, menos da metade dos 1.519 excluídos do certame em 2014. Apenas três ocorreram por postagem de imagens do local de provas em redes socais.

 

Dos casos a destacar foram os dos municípios de Rio do Sul e Taió, ambos em Santa Catarina, que tiveram as provas suspensas por conta das fortes chuvas na região. Os inscritos terão a oportunidade de fazer a prova do Enem de 2015 nos dias 1º e 2 de dezembro próximo. Em Marituba, no Pará, os alunos da escola Nossa Senhora do Rosário tiveram as provas do segundo dia canceladas por conta de problemas na rede elétrica. Nesse caso, farão as provas do segundo dia também em 2 de dezembro.

 

O Enem é um mecanismo de democratização do acesso às políticas públicas de educação. Com a nota obtida no Enem, o estudante pode tentar vaga na educação superior por meio do programa Universidade para Todos (ProUni), que permite a estudantes brasileiros de baixa renda obter bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições particulares de educação superior. O resultado também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras e ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).

 

Os gabaritos oficiais do Enem serão divulgados até a próxima quarta-feira, 28. As provas do exame, em formato digital, estarão disponíveis a partir da sexta-feira, 30, na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) na internet.

/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:”Tabela normal”;
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-priority:99;
mso-style-qformat:yes;
mso-style-parent:””;
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin-top:0cm;
mso-para-margin-right:0cm;
mso-para-margin-bottom:10.0pt;
mso-para-margin-left:0cm;
line-height:115%;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:11.0pt;
font-family:”Calibri”,”sans-serif”;
mso-ascii-font-family:Calibri;
mso-ascii-theme-font:minor-latin;
mso-fareast-font-family:”Times New Roman”;
mso-fareast-theme-font:minor-fareast;
mso-hansi-font-family:Calibri;
mso-hansi-theme-font:minor-latin;}

Related Articles