Já estão disponíveis os resultados do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) de 2019. O acesso ao documento se dá pela página de internet do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC) e responsável pela aplicação do exame, e conferir.

 

O MEC informa que o interessado nos resultados do Encceja 2019 poderão retirar o certificado, caso tenha alcançado a nota mínima exigida nas quatro áreas do conhecimento e na redação — são 100 pontos nas provas objetivas e 5 na de texto. Também avisa que, apesar de ser o aplicador da prova, o Inep não é o fornecedor do  certificado ou da declaração parcial, e sim as secretarias estaduais de Educação. Além disso, no caso do aprovado no ensino médio, também é possível pedir o documento em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia que firmaram Termo de Adesão ao Encceja.

 

Nocaso descrito logo acima, o candidato deve ir ao instituto que indicou no momento da inscrição para realizar a solicitação do certificado. O atendimento pode ser realizado em 283 campi de 32 institutos credenciados que estão espalhados em 24 unidades da Federação. Apenas Ceará, Alagoas e Tocantins não possuem institutos cadastrados. 

Related Articles