A Secretaria de Estado da Educação (Seed) anunciou o nome dos selecionados no processo seletivo da etapa estadual do Parlamento Juvenil Mercosul. Foram selecionados Cristefer Lima Santos, aluno do Colégio de Aplicação, 1º lugar no grupo Masculino, Tayanne de Jesus Rodrigues, aluna do Colégio Estadual Garcia Filho, 1º lugar no grupo Feminino, e Moabe Alves dos Santos, aluno do Instituto Federal de Educação, 1º lugar no grupo Diversidades. O estudante que obteve a maior nota da redação, por grupo de representação masculino, feminino e diversidades, tornou-se apto para participar da etapa nacional do PJM, que acontecerá de 04 a 07 de junho de 2014.

 

A indicação do nome dos três representantes do estado de Sergipe foi feita em duas etapas. A primeira por escolha democrática e participativa ocorrida no âmbito da escola, em que a escola indicava o nome de até três estudantes, um por grupo de representação masculino, feminino e diversidades, este última, contemplando negros, indígenas, moradores de comunidades populares, das áreas rurais, alunos com deficiência.

 

A segunda consistiu em um encontro onde os estudantes participantes produziram uma Redação com o tema: “O ensino médio que queremos”, abordando o eixo Gênero, sorteado no momento do encontro, dentre os demais eixos: Inclusão educativa, Jovens e trabalho, Participação Cidadã dos Jovens e Direitos Humanos.

A correção da redação foi feita por uma equipe de professores de Língua Portuguesa, tendo como diretrizes de correção os critérios de domínio da norma padrão da língua escrita, a organização das informações em defesa de um ponto de vista e a elaboração de uma proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos, a demonstração de domínio da argumentação e a compreensão da proposta de redação e desenvolvimento do tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

 

Parlamento Juvenil do Mercosul

 

 O Parlamento Juvenil do Mercosul é uma ação que promove a participação dos estudantes de ensino médio público dos países do Mercosul, servindo como espaço para encontro e diálogo a partir da discussão de temáticas de interesse comum e com foco na formação política e cidadã da juventude.

 

O MEC é responsável pela seleção nacional dos estudantes que irão representar o Brasil no Parlamento Juvenil do Mercosul; para tanto conta com a colaboração das Secretarias Estaduais de Educação e a do Distrito Federal para a realização dessa seleção em âmbito estadual. Neste sentido, solicitamos que as Secretarias de Educação encaminhem às escolas públicas de ensino médio informações e orientações para a realização do processo seletivo.

 

Fonte: Seed-SE

/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:”Tabela normal”;
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-priority:99;
mso-style-qformat:yes;
mso-style-parent:””;
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin-top:0cm;
mso-para-margin-right:0cm;
mso-para-margin-bottom:10.0pt;
mso-para-margin-left:0cm;
line-height:115%;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:11.0pt;
font-family:”Calibri”,”sans-serif”;
mso-ascii-font-family:Calibri;
mso-ascii-theme-font:minor-latin;
mso-fareast-font-family:”Times New Roman”;
mso-fareast-theme-font:minor-fareast;
mso-hansi-font-family:Calibri;
mso-hansi-theme-font:minor-latin;}

Related Articles