Nesta terça-feira (23), o Conselho Estadual de Educação de Sergipe (CEE/SE) homenageou os ilustres professores José Almir Santana e José Ricardo de Santana com o diploma de Honra ao Mérito Educacional. A honraria é oferecida, anualmente, a personalidades que se destacam no cenário educacional sergipano.

A solenidade de entrega do Diploma aconteceu no auditório da Biblioteca Pública Epifânio Dória e contou com a presença de diversas autoridades e profissionais do campo da educação, além de amigos e familiares dos homenageados, entre eles o secretário estadual de Educação  Josué Modesto dos Passos Subrinho. O presidente do CEE/SE, o conselheiro João Luiz Dória, foi o primeiro a se pronunciar, quando exaltou a relevância das homenagens prestadas e a importância dos homenageados.

O nome do professor Almir Santana foi indicado pelo conselheiro Renir Silva Lima Damasceno, enquanto que o do professor José Ricardo de Santana foi indicado pela conselheira Eliana Borges de Azevedo, para os diplomas referentes aos anos de 2020 e 2021, consecutivamente. Ambos os nomes foram aprovados, por unanimidade, em sessão plenária do CEE/SE.

Antes do final da cerimônia, através das palavras da secretária geral do CEE/SE, Otília Ferreira, foi realizada uma breve homenagem ao professor Hudson César Veiga Feitosa, falecido no último dia 10 de novembro, que muito contribuiu com o Conselho e com a Seduc.

O evento foi abrilhantado pela execução de instrumental por músicos do Conservatório de Música e pela execução do Hino Nacional pela cantora Célia Gil, acompanhada ao piano pelo filho Plínio Vasconcelos. Após solenidade, foi oferecido um coquetel aos presentes, em um breve momento de confraternização.

Sobre os diplomados

Nascido e criado no bairro Santo Antônio (Aracaju/SE), o Prof. Dr. José Almir Santana foi aprovado no vestibular de medicina em 1972, tornou-se médico e encontrou sua vocação na saúde pública. José Almir possui vários marcos em sua carreira. Sempre dedicado, participou de momentos importantes para a saúde pública sergipana, como quando aplicou a vacina de poliomielite na população de seu bairro, indo de porta em porta, quando percebeu a precariedade da saúde de mulheres que trabalhavam em casas de prostituição no Santos Dumont e passou a agendar atendimento para as mesmas, ou ainda quando assumiu a coordenação do atendimento a AIDS em Sergipe, em meio a todos os preconceitos que cerceavam os portadores da doença na época. Almir foi o primeiro e único coordenador do programa de prevenção e controle da AIDS implantado em Sergipe.

O Prof. Dr. José Ricardo de Santana é bacharel em Economia pela Universidade Federal de Sergipe (1991), mestre em Economia pela Universidade Federal do Ceará (1995) e Doutor em Economia de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – SP (2004). Associou-se a Universidade Federal de Sergipe e foi vinculado ao Departamento de Economia, ao Programa de Pós-Graduação em Economia e ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Propriedade Intelectual. Foi presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (FAPITEC/SE) e vice-presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP). Foi ainda Diretor de Cooperação Institucional do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Atualmente é Superintendente Executivo da Secretaria da Educação, do Esporte e da Cultura de Sergipe (SEDUC/SE).