Representantes do Conselho Estadual de Educação e dos Conselhos Municipais de Educação de Sergipe participaram esta semana, do 3º Encontro Nacional dos Conselhos de Educação, realizado na cidade de Curitiba, Paraná.

A abertura do evento contou com a participação de vários estados e municípios da Federação, representantes do MEC, do Conselho Nacional de Educação, do Fórum dos Conselhos Estaduais, da UNCME e outras autoridades.

A palestra de abertura foi proferida pelo Professor Mário Portugal Pederneiras,  Conselheiro do Conselho Nacional de Educação, que apresentou um panorama da educação brasileira, enfatizando que atualmente a discussão entre os diversos segmentos educacionais e sociais é sobre a construção do próximo Plano Nacional de Educação: " é necessário entender que havendo recursos para o financiamento das metas do Plano, o não atendimento das mesmas deverá implicar em responsabilização dos governos".

No segundo dia do Encontro os Conselheiros participaram de grupos de estudo com a finalidade de discutir os seis eixos do Documento Base da Conferência Nacional de Educação- CONAE 2010, fortalecendo a articulação entre os estados e municípios.

No terceiro dia do evento foram proferidas três palestras de grande importância para o cenário educacional. A Presidenta do Conselho Nacional de Educação, Professora Clélia Brandão Alvarenga Craveiro, discorreu sobre o Ensino Fundamental de 09 anos e enfatizou que a educação, por ser um direito social, baliza os demais direitos constitucionais. A Professora Elba Sá Barreto, consultora do Conselho Nacional de Educação, discorreu sobre o corte etário para ingresso no Ensino Fundamental de 09 anos. Uma questão preocupante apontada pela palestrante refere-se ao fato da existência de reprovação no 1º ano do Ensino Fundamental, procedimento que vai de encontro a legislação educacional vigente.

A Professora Maria Luiza Martins Aléssio, Diretora de Fortalecimento Institucional e Gestão Educacional do MEC, apresentou a estrutura e funcionamento do Pró-Conselho, Programa voltado para o fortalecimento dos Conselhos Municipais de Educação.

O Estado de Sergipe foi representado no Encontro pelas Professoras Ana Lúcia Muricy e Ivanise Gomes de Jesus, Presidenta e Conselheira do Conselho Estadual de Educação, respectivamente; pelo Senhor Humberto Gonzaga, Coordenador Regional da UNCME, e pelos Conselheiros Presidentes, Maria José Guimarães (Aracaju), José Raimundo da Silva  (Boquim), Maria Edriana Santos Rocha  (Itabaiana) e Hélia Maria Matos Santos (Japaratuba).

Na avaliação da Presidenta do Conselho Estadual de Educação de Sergipe, Professora Ana Lúcia Muricy, o Encontro proporcionou a integração dos representantes dos Conselhos estaduais e municipais, além de ter oportunizado  discussões sobre temas de grande relevância no cenário educacional, o que muito contribui para a atuação e fortalecimento dos Conselhos de Educação.