Segundo informações divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Brasil contava, até 2018, com 181.939 escolas de educação básica. Dessas, 28.673 (15,8%) ofertavam o ensino médio. Os dados são do Censo Escolar 2018, divulgados no último dia de janeiro deste ano de2019. A pesquisa ainda revelou que a disponibilidade de recursos tecnológicos (laboratório de informática, internet e internet banda larga) nas escolas de ensino médio é maior do que a observada para o ensino fundamental. Esses recursos são encontrados em mais de 60% das escolas, em todas as dependências administrativas. Outra informação disponibilizada é a de que bibliotecas ou salas de leitura estão presentes em mais de 80% de todas as dependências administrativas, passando de 90% nas redes federais e privadas.

Os resultados do Censo Escolar 2018 também destacaram que o acesso à internet é uma realidade em 95,1% das escolas de ensino médio. O laboratório de ciências é encontrado em  44,1% delas, sendo que esse espaço de aprendizagem está presente em 38,8% das escolas de ensino médio da rede pública, e em 57,2% na rede privada. Com relação às dependências administrativas, constatou-se que 83,4% das escolas federais têm o laboratório de ciências no ensino médio. A estrutura das escolas estaduais e municipais se apresentaram com 37,5% e 28,8%, respectivamente. Outros recursos tecnológicos e espaços de aprendizagem são mais frequentes, caso da biblioteca, em 87,5% de todas as escolas de ensino médio; e o laboratório de informática, presente em 78,1%.

O Censo Escolar, que é coordenado pelo Inep, é a principal pesquisa estatística sobre a educação básica. É realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação. A pesquisa conta com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país, abrangendo as diferentes etapas e modalidades da educação básica: regular, especial, profissional, jovens e adultos (EJA).