A Sessão Plenária do Conselho Estadual de Educação de Sergipe (CEE/SE) desta quinta-feira (13) contou com a presença do secretário de Educação de Sergipe, Jorge Carvalho. Na ocasião, o secretário expôs para os conselheiros e técnicos presentes sobre a questão da reforma do ensino médio, prevista na Medida Provisória 746/2016, acionada pelo Governo Federal.

Após receber a saudação do presidente do CEE/SE, Joaquim Macedo, e dos demais participantes do encontro, Jorge Carvalho apresentou um quadro com dados estatísticos relacionados à educação sergipana, traçando comparativos com as demais regiões do país. Segundo Jorge, a situação requer esforços para que sejam alcançadas metas desejadas.

Seguindo sua exposição, Jorge Carvalho aprofundou-se no tema da Reforma do Ensino Médio, quando esclareceu diversos pontos referentes à Medida Provisória em questão. De acordo com o secretário da Seed/SE, a Medida pretende implementar em todo o país, de forma gradativa, novos formatos de aplicação da modalidade de ensino, entre eles o ensino médio em tempo integral e a aplicação de novos componentes curriculares obrigatórios a serem definidos pela Base Nacional Comum Curricular, que,  desde o ano de 2015, passa por processo de elaboração. Jorge ainda declarou que a Seed já iniciou ações preparatórias para receber as novas formulações que a Medida prevê.

Após a explanação de Jorge, abriu-se o debate a todos, ocasião em que diversos conselheiros, agradecendo a presença do secretário, aproveitaram para tirar dúvidas e expor suas opiniões sobre o assunto em pauta. Foi opinião unânime que a explanação realizada no encontro “expressou-se como frutífera e de grande importância”, como avaliou o presidente Joaquim Macedo.