O professor Jorge Carvalho do Nascimento recebeu, nesta segunda-feira (07/11), o Diploma de Honra ao Mérito Educacional, honraria oferecida pelo Conselho Estadual de Educação de Sergipe (CEE/SE) a personalidades que se destacam no cenário sergipano da Educação. A propositura partiu da conselheira Maria José Pimentel e foi aprovada por unanimidade pelos demais membros do Conselho, que reconheceram no homenageado a prestação de  relevantes serviços ao sistema de ensino no Estado.

A solenidade aconteceu no Museu da Gente Sergipana, na capital Aracaju, e foi prestigiada por familiares e amigos do homenageado, além do governador Jackson Barreto, secretários de Estado, personalidades do mundo educacional e cultural, servidores e membros do CEE, destacando o presidente José Joaquim Macedo, e funcionários da Secretaria Estadual de Educação (Seed).

O governador Jackson Barreto emprestou sua palavra, quando destacou a trajetória de Jorge Carvalho, comentando sobre a atuação do diplomado desde a fase que integrava a equipe de apoio à sua gestão na prefeitura de Aracaju até a sua atual função, a de secretário estadual da Educação.

Maria José Pimentel discursou mais detalhadamente sobre a carreira de Jorge Carvalho, quando declarou ser admiradora do homenageado. Aproveitou também para lembrar o nome do “saudoso” Luiz Antônio Barreto, quando propôs que a honraria fosse dividida com o “saudoso intelectual sergipano”, o que foi prontamente aceito por Jorge Carvalho. A conselheira ainda ressaltou a vida de Jorge Carvalho enquanto jornalista, apaixonado pela arte da fotografia, além do vasto conteúdo acadêmico escrito por ele em mais de 10 livros, artigos publicados em revistas e em eventos.

Jorge Carvalho agradeceu a honraria, afirmando tem a exata consciência de que a escola pública deu a ele o pleno exercício da cidadania. “Forneceu-me a regra e o compasso para as mudanças sociais até chegar aonde cheguei. Continuo buscando os anseios de um ensino público de qualidade. Estou honrado pelo reconhecimento. Pela primeira vez o Conselho Estadual de Educação concede o prêmio a um secretário de Estado da Educação ainda no cargo”, destacou o homenageado.

Jorge Carvalho recebeu os cumprimentos de todos os presentes à solenidade, esta que, ao final, foi abrilhantada pelo som do Quarteto Clube do Jazz e Vanessa Góis.