Sobre Sebastião Filho

 

José Sebastião dos Santos Filho é Graduado em Psicologia pela Faculdade Pio Décimo, Especialista em Direito Educacional pela mesma Instituição e Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Sergipe. Foi Coordenador do Centro de Práticas em Psicologia e também Coordenador do Curso de Psicologia da Faculdade Pio Décimo, onde atualmente atua como Assessor da Direção Geral. Integra a Diretoria da Federação dos Estabelecimentos Particulares de Sergipe e é membro da Câmara de Ensino Superior da Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino. Integra, ainda, o Conselho Estadual de Educação do Estado de Sergipe

 

O Conselheiro é filho de professores: Prof. José Sebastião dos Santos, presidente da Associação de Ensino e Cultura Pio Décimo e dirigente do Colégio Pio Décimo, do Centro de Educação Prof. José Sebastião dos Santos e da Faculdade Pio Décimo, e da pedagoga Rosemary Vieira Almeida Dantas, também coordenadora e dirigente escolar, atuando na área da Educação Infantil. É casado com a bacharela Juliana Fraga Palma dos Santos.

 

Além das ações profissionais na área da Educação, é um amante dos esportes, participando de várias atividades.

 

Referências

 

Sebastião Filho tem como referências, além de seus pais, Aristóteles, Platão, Edgar Morin, Lev Vygotsky, Skinner, Donald Winnicott, Jean Piaget, Michel Foucault, Anísio Teixeira, Paulo Freire, entre outros .

 

A palavra de Sebastião Filho

 

Educação

 

A Educação é, indubitavelmente, o caminho para o desenvolvimento pleno em prol do progresso, tanto no sentido da construção de uma nação quanto na própria organização da vida pessoal de cada um. Educação é vivência reflexiva da realidade a  qual somos participantes e atuantes.

 

Acredito na eficiência da educação através de investimentos públicos e privados em pesquisas e tecnologias, desenvolvimento de programas para capacitação e ampliação de estudos e melhoria nas estruturas pedagógicas e técnicas, além da criação de mecanismos para avaliação da aprendizagem e também da ação dos agentes envolvidos (professores, gestores).

 

Experiência

 

Cito como uma das minhas principais experiências na área da educação o entendimento das características especificas de cada nível de ensino, obtido a partir da vivência profissional no Colégio Pio Décimo (ensino infantil, fundamental e médio) e no Ensino Superior, na Faculdade Pio Décimo, bem como nos níveis de pós-graduação, na Universidade Federal de Sergipe.

 

Brasil

 

Para o nosso país, acho fundamental a melhoria efetiva nas condições do ensino básico para que possamos realmente projetar um efetivo avanço nos demais níveis, bem como investimentos para inserção das escolas nas tecnologias contemporâneas.

 

Mensagem

 

“A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe.” (Jean Piaget)

/* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:”Tabela normal”; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:””; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:10.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:”Calibri”,”sans-serif”; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:”Times New Roman”; mso-fareast-theme-font:minor-fareast; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin;}

Related Articles