Com esta publicação, o Portal do CEE inaugura o quadro “A Palavra do Conselheiro”. O objetivo é promover  um dos instrumentos de aproximação entre público e o Conselho Estadual de Educação de Sergipe. Na linha específica desse novo direcionamento informativo  –  que faz parte de outros vindouros -, o leitor terá a oportunidade de conhecer melhor cada membro do CEE, suas idéias e suas afinidades. O espaço é aberto para a manifestação intelectual do Conselheiro, que pode vir através de notas, artigos opinativos ou qualquer outra manifestação autoral que venha a enriquecer de conhecimentos a comunidade educativa e a sociedade em geral.

Inaugurando o quadro em questão, conheceremos mais sobre a Conselheira Eliana Borges de Azevedo, atual presidente do Conselho Estadual de Educação.

Sobre Eliana Borges

Eliana Borges de Azevedo nasceu em Morro do Chapéu, Chapada Diamantina- BA, e lá morou até os seus 11 anos de idade. Ainda criança foi morar em Salvador. Está radicada há 21 anos em Aracaju, onde completou seus estudos, graduando-se em Biblioteconomia e Documentação, pela Universidade Tiradentes. Também o obteve Licenciatura Plena em Letras/Língua Portuguesa pela Universidade Católica de Brasília.

Ingressou, em 2001, no magistério do Estado de Sergipe através de concurso público. Trabalhou na Secretaria Estadual de Educação, no Tribunal de Contas do Estado,  na Procuradoria Geral do Estado e no CEE. Foi nomeada Conselheira em 2010, eleita presidente do Conselho para a gestão 2013 e reconduzida para a de 2014.

Eliana é casada e mãe de dois filhos. Gosta de ler, de música e é apreciadora da gastronomia .

Referências

Cita como suas principais referências o educador Paulo Freire e o professor Mozart Neves Ramos (membro do Conselho Nacional de Educação). Entre as personalidades sergipanas, destaca a professora Maria Thetis Nunes, o professor Jouberto Uchôa  e o Cônego Carvalho, este último que ela considera um educador  representante de um marco  na educação em Sergipe.

—-

A palavra de Eliana Borges

Educação:

“Sem  educação não há sociedade. Compreendo a educação na sua forma mais ampla, a que contempla a promoção da boa convivência e o fortalecimento da família”.

“Educação eficiente é aquela que faz com que o homem resolva seus problemas a contento, tendo como premissa básica o respeito pelos direitos do próximo”.

Experiência :

“Além do que absorvi no meu convívio familiar, minha grande experiência educativa foi ter vivido intensamente o ambiente escolar, quando ainda residia no interior da Bahia. Disciplina,  lazer e a cultura regional giravam em torno de um eixo só. A boa interação entre a família e a escola é fundamental para que tenha uma educação grandiosa”.

Trabalho:

” Todo o meu trabalho é direcionado a atender aos anseios da população. Minha base é a  pesquisa de viabilidade, no sentido de realizar o que se anseia, dentro do respeito a questões éticas e do bem comum”

Brasil:

“Vou repetir o óbvio. O Brasil, ou qualquer outro país, para se desenvolver precisa de uma boa educação. Altos níveis educacionais serão atingidos e mensurados através do princípio do respeito ao próximo e às normas. Onde há educação plena, há menos corrupção”.

Mensagem:

“O poder de construção e o de degradação são inerentes ao homem. Cabe a ele escolher o caminho a trilhar”.

/* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:”Tabela normal”; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:””; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:”Calibri”,”sans-serif”; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:”Times New Roman”; mso-fareast-theme-font:minor-fareast; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:”Times New Roman”; mso-bidi-theme-font:minor-bidi;}