Pela primeira vez, a Universidade de Coimbra adotará a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para a seleção de candidatos brasileiros. A tradicional instituição portuguesa informa, em sua página, que os estudantes brasileiros interessados em fazer toda a graduação na universidade poderão usar as notas obtidas nos exames de 2011, 2012 ou 2013 para sua candidatura.

 

As notas das provas e da redação terão pesos diferentes conforme o curso escolhido pelo aluno. A instituição oferece cursos como direito, economia e biologia. A mensalidade é de Rmce_markernbsp;2.168 (700 euros), segundo o site.

 

Segundo o vice-reitor da Universidade de Coimbra, Joaquim Ramos de Carvalho, o Enem tem padrão elevado de qualidade e a medida deve facilitar a mobilidade de estudantes brasileiros. “O Enem já é o exame de acesso de várias boas universidades brasileiras e avaliamos que também serviria de qualificação para nossos candidatos”, afirma. De acordo com o MEC, não há outras universidades estrangeiras que usam o Enem como parte do processo seletivo.

 

*Do Uol Educação

Related Articles