A sessão “Educação” do Portal UOL deu destaque ao estudante Daniel Santana Rocha. Com apenas 16 anos de idade, o prodígio faz ao mesmo tempo o ensino médio e o doutorado no Impa (Instituto Nacional de Matemática Aplicada), instituição em que ele se graduou e fez mestrado. Neste ano, ganhou mais uma medalha na Obmep (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas).

Filho de um professor de matemática, Daniel começou a se dedicar ao estudo da disciplina quando tinha 11 anos. O pai, Fernando Rocha estava fazendo um programa de aperfeiçoamento no Impa e levava o filho nas aulas para que ele não ficasse sozinho em casa. Na reportagem consta a explicação de Daniel sobre como tudo teve início. “Eu sentava perto do meu pai durante as aulas lá do Impa e ficava só observando”, lembra o menino que já foi assunto de outras reportagens. “Até que um dia um professor do curso passou um problema no quadro, eu fui lá e resolvi”.

Desde então, Daniel não parou mais: “Começaram a me chamar para cursos de verão. Depois engrenei na iniciação científica e recentemente concluí o mestrado. Meu desafio agora é o doutorado no Impa, que mantenho com as aulas do ensino médio”.

/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable