/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:”Tabela normal”;
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-priority:99;
mso-style-qformat:yes;
mso-style-parent:””;
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin-top:0cm;
mso-para-margin-right:0cm;
mso-para-margin-bottom:10.0pt;
mso-para-margin-left:0cm;
line-height:115%;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:11.0pt;
font-family:”Calibri”,”sans-serif”;
mso-ascii-font-family:Calibri;
mso-ascii-theme-font:minor-latin;
mso-hansi-font-family:Calibri;
mso-hansi-theme-font:minor-latin;
mso-fareast-language:EN-US;}

A Secretaria de Estado da Educação (Seed), através do Núcleo de Formação e Valorização dos Profissionais da Educação (NUFORM), convida e incentiva o processo continuado de autoavaliação nas unidades de ensino através do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar, promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação, com o apoio da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil. O objetivo é a qualidade do ensino público, tendo como foco o sucesso do aluno.

 

 Neste ano de 2015, a Seed institui o Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar no âmbito das escolas de educação básica do Estado de Sergipe, consolidando a valorização e reconhecimento das experiências exitosas em gestão escolar, premiando os gestores envolvidos nos projetos das três escolas selecionadas, que apresentarem melhor desempenho.

 

 “Os gestores das escolas serão premiados com viagens de estudo para troca de experiências educacionais e o aprimoramento da Gestão Escolar em outros estados”, afirma o secretário da Educação, Jorge Carvalho.

 

 De acordo com o coordenador do NUFORM, professor Jorge Costa, o Prêmio Gestão é de fundamental importância para que as unidades de ensino mostrem que têm projetos capazes de reverter problemas graves existentes.

 

 “O prêmio é a coroação do trabalho que a escola vem fazendo no dia a dia em vários aspectos, como na gestão das pessoas, o combate à evasão e à repetência, entre outros. São os projetos exitosos que elas produzem. Todas essas ações são voltadas para a melhoria da aprendizagem dos alunos e da educação”, completa.

 

Inscrição

 

 Ainda segundo Jorge Costa, o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) ainda lançará em seu site a inscrição, quando os gestores escolares serão convidados a envolver a comunidade no processo avaliativo da realidade escolar, tendo como ponto de partida o Manual de Orientações do Prêmio Gestão Escolar.

 

 Será realizado um diagnóstico das condições de ensino oferecidas pela escola, considerando cinco dimensões de gestão escolar: pedagógica, de pessoas, de prestação de serviços, de resultados e de recursos.

 

 Em Sergipe

 

 Desde o ano de 2008, o Governo do Estado de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Educação, premia as três escolas finalistas com um intercâmbio interestadual, com a participação dos gestores e de mais uma pessoa da escola indicada por ele. Nesta viagem, os contemplados vivenciam experiências exitosas em um outro Estado.

 

*Nota da Seed

Related Articles