O secretário de Estado da Educação, professor José Fernandes de Lima, proferiu uma palestra com o tema Construindo o sistema nacional articulado de educação. O evento aconteceu às 15h desta sexta-feira, 31, no Colégio Estadual Leandro Maciel, no município de Pacatuba, durante o Sergipe de Todos. Conselheiros de educação, diretores e professores ficaram atentos ao discurso do secretário.

Inicialmente o professor Lima fez um breve histórico da evolução da educação no Brasil destacando a importância de se ter um plano de educação que respeite as diversidades culturais com a plena participação da sociedade. "Nós educadores devemos criar propostas para reorganizar e melhorar a educação no país, a partir de subsídios da sociedade. Queremos que essa discussão não se transforme apenas num projeto político, mas em um projeto da sociedade em prol de uma educação mais justa e eficaz", ressaltou.

O secretário de educação continuou seu discurso reafirmando a importância da participação popular na construção de políticas educacionais. "O sistema educacional não pode ser centralizado, deve ser nacional, no sentido de contemplar interesses dos estados, municípios e distrito federal, encarando o aluno como o principal ator do processo ensino-aprendizagem para que ele possa exercer sua cidadania de forma plena", destacou o secretário.

Maior integração

Para a presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), Ana Lúcia Murici Souza, esse encontro serviu também para promover uma maior integração entre os conselhos de educação municipais com o CEE. "Nessa oportunidade nós conselheiros e técnicos, trocamos experiências, discutimos a educação em nosso estado visando o aprimoramento da prestação dos nossos serviços à sociedade sergipana", afirmou Ana Lúcia

Opinião semelhante a da professora Maria José dos Santos, presidente do Conselho Municipal de Educação de Pacatuba. "Essa interação entre os conselhos é de fundamental importância para discutir propostas e ações para elevar cada vez mais qualidade do ensino oferecido pelas redes públicas".

Já o professor Agnaldo Pinheiro de Campos coordenador estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME/SE) viu na reunião uma grande oportunidade do educador participar mais ativamente das políticas voltadas para a melhoria da educação. "Reuniões como essas oportuniza a participação mais efetiva dos entes federados, união, estado e município na contribuição de forma integrada para a implementação das políticas públicas educacionais eficientes", disse o professor.

Visita produtiva

"A visita do secretário de estado da educação ao nosso município e na nossa escola foi muito produtiva. É mais um prova do compromisso e da preocupação do Governo de Sergipe em promover avanços e oferecer uma educação de qualidade que valorize o professor respeitando, sobretudo, o aluno enquanto um cidadão em formação", declarou a professora Veralúcia Santos de França, diretora do Colégio Estadual Leandro Maciel.