Técnicos da Secretaria de Estado da Educação (Seed) já estão trabalhando para implementar um novo sistema informatizado de protocolo e tramitação de processos no Conselho Estadual de Educação (CEE). De acordo com a presidente do Conselho, professora Eliane Passos, existe uma necessidade de dar celeridade ao trabalho e um melhor atendimento à comunidade que necessita dos serviços do CEE.

 

Eliane passos disse que a informatização vai facilitar o trâmite dos processos por parte dos técnicos, conselheiros e escolas interessadas. "O novo sistema permitirá a tramitação virtual dos processos de autorização para funcionamento de escolas, acompanhamento e controle dos atos legais que tornam válidos os estudos oferecidos. Permitirá também a entrada de processos através da internet, proporcionando ganhos como agilidade e celeridade na tramitação dos processos, segurança e transparência, encaminhamento totalmente virtual, indicadores de desempenho, diminuição dos custos de armazenagem de documentos e redução do consumo de papel", explicou.

 

O diretor da Coordenadoria de Informática (Codim/Seed), Everton Siqueira, destacou que o novo sistema também evitará a perda de documentos, redução no consumo de cartucho e outros benefícios. "E o que é melhor: está em conformidade com as normas e regulamentos legais da Gestão Eletrônica de Documentos e Processos", informou.

 

Eliane Passos conta que o secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, autorizou uma visita técnica de membros do CEE e da Coordenadoria de Informática da Seed ao Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso que, dentre outros, destaca-se pela agilidade na tramitação dos seus processos a partir do "Sistema Informatizado de Protocolo e Tramitação de Processos", pelo qual toda a tramitação acontece online.

 

Tomando como referência a experiência do Mato Grosso, a presidente disse que os técnicos sergipanos observaram a semelhança existente com o sistema "e-doc" implantado no estado de Sergipe, fazendo-se necessário apenas algumas adaptações. "Neste sentido esforços estão sendo envidados para que o projeto se torne realidade ainda neste ano, inicialmente com escolas-piloto, alcançando a sua totalidade em 2013", concluiu. 

 

 

Related Articles