O ano letivo da rede estadual de ensino de Sergipe é retomado nesta segunda-feira (15), com atividades não presenciais. A modalidade segue demanda prevista em portaria publicada pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), que considera diretrizes do Conselho Estadual de Educação (CEE/SE), do Conselho Federal e do Governo Estadual, em suas deliberações relacionadas à reorganização dos calendários escolares e a realização desse tipo de atividade no período de pandemia da Covid-19.

 

Segundo a Seduc, as atividades educacionais não presenciais deverão ser desenvolvidas no Ensino Fundamental e Médio, em suas diferentes modalidades e etapas, e deverão ter como base as habilidades e competências gerais e específicas das áreas de conhecimento e dos componentes curriculares, previstas na BNCC, Currículo de Sergipe e Proposta Pedagógica, sob a orientação, mediação, registro e acompanhamento dos professores regentes. Foi idealizado que as ofertadas, preferencialmente, devem ser no mesmo turno de matrícula do estudante, por área de conhecimento, ou por componente curricular, e a participação dos estudantes nelas deverá ser registrada no Diário Eletrônico.O material de apoio a ser utilizado é disponibilizado através de videoaulas, conteúdos organizados em plataformas virtuais de ensino e aprendizagem, redes sociais, podcasts, links, aplicativos, correio eletrônico, blogs, rede televisiva, rádio, aplicativos, entre outros; e meios físicos, como: livro didático com orientações pedagógicas, estudo dirigido, atividades e avaliações ofertadas aos alunos, dentre outros.

 

Vale destacar a disponibilidade de aulas através da Plataforma Estude em Casa e de aulas pela TV Aperipê. Neste último caso, as aulas também podem ser acompanhadas pela internet, no site da Aperipê: http://www.aperipe.com.br/ao-vivo/tv.

Related Articles