Até 18 de agosto próximo, estão abertas inscrições on-line para o exame de obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), segunda edição de 2016. O exame é direcionado a cidadãos estrangeiros e brasileiros, residentes no Brasil e no exterior, com no mínimo 16 anos completos na data do exame, cuja língua materna não seja o português. A escolaridade mínima deve ser equivalente ao ensino fundamental brasileiro completo. A inscrição deve ser feita na página do Celpe-Bras na internet.

De acordo com as normas, para que a inscrição seja validada, é necessário preencher as informações da ficha disponível na página do exame na internet. O pagamento da taxa deve ser feito de acordo com as orientações do posto aplicador selecionado pelo candidato no momento da inscrição. Até 19 de agosto, os candidatos à certificação devem apresentar documentos de identificação – pode ser passaporte ou outro documento oficial -, além do comprovante de pagamento da taxa de inscrição.

O pretendente terá que realizar provas de forma oral e escrita. Segundo nota do Ministério da Educação (MEC), haverá tarefas de compreensão oral e produção escrita (uma baseada em vídeo e outra em áudio) e de leitura. A avaliação oral compreende atividade de interação face a face, com duração de 20 minutos.

Celpe-Bras

Até então, o Celpe-Bras é o único documento brasileiro de proficiência em português como língua estrangeira reconhecido oficialmente. O certificado é aceito internacionalmente por empresas e instituições de ensino. No Brasil, segundo informa o MEC, é exigido pelas universidades para ingresso de cidadãos de outras nacionalidades em cursos de graduação e em programas de pós-graduação.

Informações mais detalhadas estão no link do Edital do Inep nº 20, de 26 de julho de 2016.

*Com informações do Inep e do MEC

/* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:”Tabela normal”; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:””; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:10.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:”Calibri”,”sans-serif”; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:”Times New Roman”; mso-fareast-theme-font:minor-fareast; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin;}