Representando o presidente do Conselho Estadual de Educação de Sergipe(CEE/SE), Renir Damasceno, a vice-presidente Eliane Passos Santana e técnicos e gestores do Órgão estiveram presentes no teatro Tobias Barreto nesta terça-feira, 17/10, quando aconteceu a segunda edição do Prêmio Escola Destaque 2023 Ada Augusta Celestino Bezerra. A ação é promovida pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc-SE), e se configura como a maior premiação da Educação Pública Sergipana.

O Prêmio agraciou 33 escolas estaduais e municipais com o troféu, dentre as quais, trinta receberam também R$ 40 mil e três foram homenageadas por terem se destacado por dois anos consecutivos. Mais de 30 escolas com índices desafiadores receberam um incentivo de R$ 10mil para continuarem investindo na qualidade da Educação. Além disso, mais de 30 escolas com índices desafiadores receberam um incentivo de R$ 10mil para continuarem investindo na qualidade da Educação.

Foram premiadas as escolas que se destacaram nos 2º anos do ensino Fundamental. As quatro primeiras escolas com melhores índices são: Escola Municipal Professora Elinalda dos Santos, de Malhador, com 7,7; em segundo lugar, a Escola Municipal Dr. Pedro Soares, de Estância, com 7,2; o Colégio Estadual Josué Passos, de Ribeirópolis, com 7,1, em terceiro melhor índice e Escola Estadual Rotary Clube, de Lagarto, com 7.1. No segundo ato da premiação, foram premiadas mais de 100 escolas que se destacaram nos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e nas 3º séries do Ensino Médio, além das Diretorias Regionais de Educação e dos Municípios com maiores índices.

Segundo nota da Seduc-SE, “o reconhecimento é fruto do Pacto Sergipano pela Alfabetização na Idade Certa, por meio da lei que institui o programa Alfabetizar pra Valer, e por meio dos resultados alcançados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Sergipe (Idese)”. A secretária-geral do CEE/SE, Otília Ferreira, avaliou a ação como de grande importância. “É uma grande ação. Incentivar a busca pela qualidade é sempre uma boa estratégia para o alcance da excelência”, disse a secretária.