Atenção, professores das redes públicas estaduais e municipais! Estão abertas as inscrições para a sexta edição da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP). Lançada pela Fundação Itaú Social e Ministério da Educação, sob a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), a OLP tem o objetivo de apoiar os professores da rede pública no aprimoramento das práticas de ensino de leitura e escrita.

A Olímpiada tem o caráter competitivo e prevê a sua realização com orientação dos professores inscritos, na construção de oficinas de produção de texto com os alunos do quinto ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio. A competição passa por várias etapas, municipais, estaduais e regionais, até se chegar aos 32 estudantes vencedores na etapa nacional. Os professores também são premiados recebem prêmios. Este ano, o tema do concurso é O lugar onde vivo, que, segundo a organização do evento, serve como um estímulo à reflexão sobre as realidades locais.

A Concep ainda destaca que, após a realização das oficinas, as escolas terão até 19 de agosto para encaminhar os textos às comissões julgadoras da OLP. Para apoiar os professores no desenvolvimento das atividades, o programa fornece material formativo com conteúdos criados para serem incorporados ao planejamento do ano escolar, sem fugir ao cotidiano da sala de aula. Para informações mais detalhadas, os interessados devem acessar o  Portal Escrevendo o Futuro.