O presidente Renir Damasceno, a conselheira Josevanda Franco e técnicos do Conselho Estadual de Educação de Sergipe (CEE/SE) participaram, nesta sexta-feira (19/04), de encontro que teve entre seus objetivos os de ampliar a gama de informações e tecer reflexões sobre a questão do autismo, especialmente voltadas para o campo educacional. Também estiveram presentes, na sede do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCESE), representantes dos órgãos que compõem o Pacto pela Educação, com a finalidade formalizar a adesão ao pacto e tratar sobre assuntos relacionados à assistência educacional às crianças autistas em Sergipe. A reunião foi conduzida pela presidente do TCE, conselheira Susana Azevedo.

A ação também foi marcada pelo ciclo de palestra “Autismo: Aspectos Clínicos e Jurídicos”, que foi mediado pela servidora pública Cristiane Maria Guedes, contando com duas palestras, ministradas pela neuropediatra Ana Gabriela do Prado e pela auditora de Controle Externo II e mãe atípica, Priscila Boaventura. Na ocasião, foram apresentadas reflexões sobre a educação para professores que lidam alunos autistas, baseadas no Parecer 50/2023 do Conselho Nacional da Educação (CNE) – que está para homologação do Ministério da Educação e se preocupa em demonstrar como esses profissionais podem trabalhar.

Além do CEE/SE, fazem parte do Pacto outros diversos órgãos, como o Ministério Público de Contas, a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Sergipe, o Ministério Público Estadual, o Fórum Estadual de Educação de Sergipe, a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura de Sergipe, a Universidade Federal de Sergipe e a Defensoria Pública do Estado de Sergipe.