Educar para o alimento e a nutrição é uma das propostas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), que já disponibilizou as inscrições para a quarta edição da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional (EAN). As escolas públicas interessadas devem se inscrever até 27 de março, no portal do FNDE.

Nesta edição do EAN, as escolas devem desenvolver atividades para quatro etapas temáticas, a citar: Caminho percorrido pelo alimento: do campo à mesa da escola; Promoção da alimentação adequada e saudável: professores (as) em ação!; Escolhas saudáveis para além da escola: o que aprendemos com o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar?; e Resgate de tradições alimentares da família. Para cada tema, são selecionados cinco relatos que serão publicados em um livro em formato digital. A seleção é realizada por uma Comissão Julgadora composta por técnicos da Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional, do FNDE. Mais informações podem ser obtidas no edital da jornada.

O MEC ainda informa que, ao final da jornada, serão emitidos certificados de menção honrosa nominais para nutricionistas, diretores, coordenadores da jornada e escolas que completarem todas as etapas. A inscrição deve ser feita por diretores de instituições de ensino ou nutricionistas ligados ao PNAE, cadastrados no Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle, Módulo Plano de Ações Articuladas (SiMEC/PAR). A jornada começou nas creches e, com o passar dos anos, foi implementada na pré-escola e no ensino fundamental.

 

* Com informações do FNDE

 

 

Related Articles