O prazo para inscrição no processo seletivo do primeiro semestre de 2024 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) termina às 23h59 (horário de Brasília) de sexta-feira, 15 de março. Os interessados devem se inscrever pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Nessa edição, o Ministério da Educação (MEC) ofertará 67.301 vagas, para financiamento em 1.260 instituições privadas de educação superior.

  Este ano, o MEC criou o Fies Social, que reserva, no mínimo, 50% das vagas do Fundo para inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que possuam renda familiar per capita de até meio salário mínimo. Para ter direito às vagas reservadas, é preciso ter feito a inscrição no CadÚnico até a data-limite de 10 de fevereiro de 2024. O MEC divulgará a ordem de classificação e pré-seleção no dia 21 de março, em chamada única, no Portal Único de Acesso.  

A partir de 2024, com o Fies Social, o MEC visa retomar o papel social do financiamento estudantil, uma vez que ele é destinado a atender às necessidades de estudantes de baixa renda. Dessa forma, vem cumprir um papel transformador na sociedade, ao oferecer melhores condições para a obtenção de financiamento no âmbito do Fies.

Já o Fies, o Fundo de Financiamento Estudantil, instituído pela Lei nº 10.260, de 2001, oferta vagas para financiamento de cursos de graduação em instituições não gratuitas participantes do Fies, desde que tais cursos obtenham avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).    

*Notícia da Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Superior (Sesu) 

Related Articles