"Não é a sede própria ainda, mas o Conselho Estadual de Educação está dando importante passo para contribuir e fortalecer o sistema educacional de Sergipe", disse o secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, durante a solenidade de inauguração da nova sede do CEE, que aconteceu nesta quinta-feira, 15, às 17 horas. Durante o evento, a presidente do Conselho, Eliane Passos Santana, entregou ao secretário o projeto de lei que reestrutura o Conselho.

 

"Entregarei pessoalmente ao governador Marcelo Déda esta reivindicação dos conselheiros", garantiu Belivaldo Chagas. O secretário lembrou aos presentes que apesar da crise financeira, o Governo de Sergipe não vem medindo esforços para melhorar as estruturas físicas das escolas, oferecer melhores salários e condições de trabalho aos professores e servidores e acomodações dignas aos alunos.

 

"O Governo Marcelo Déda já investiu mais de R$ 60 milhões na recuperação e ampliação de várias escolas estaduais. A cada dia enfrentamos problemas na rede, mas sou um homem que gosto de enfrentar desafios e estarei sempre pronto para trabalhar para melhorar a qualidade do ensino da rede pública estadual", ressaltou. O secretário elogiou a postura, a firmeza, o zelo e o desempenho de todos os membros do Conselho Estadual de Educação. "Os senhores e senhoras são eternos vigilantes da legislação e lutam para a melhoria da qualidade do ensino da rede pública e particular", disse Belivaldo Chagas.

 

Reforma

 

O secretário informou aos conselheiros que a SEED deu início à reforma no prédio da Secretaria, visando abrigar vários departamentos que ficam localizados em pontos diferentes de Aracaju. "Com isso a Secretaria de Estado da Educação vai economizar mais de R$ 70 mil por mês com os aluguéis de prédios. É mais um esforço que realizamos para evitar despesas e dotar a SEED de melhores condições de trabalho para os competentes técnicos e servidores", disse o secretário.

 

Fortalecimento

 

Antes da solenidade de inauguração da nova sede do Conselho Estadual de Educação, que fica localizada na rua Duque de Caxias, 269, bairro São José, aconteceu a XV sessão plenária extraordinária do CEE. Em pronunciamento, Eliane Passos Santana fez um balanço das ações desenvolvidas pelo Conselho durante sua gestão. "Importantes decisões que fortaleceram o sistema educacional de Sergipe foram tomadas pelo Conselho. A inauguração da nossa sede é outro importante passo da nossa administração. Temos certeza de que com o apoio do Governo do Estado, por meio da SEED, em 2012, iremos dotar o CEE de melhores condições de trabalho para que possamos atuar ainda mais em prol da educação de Sergipe", ressaltou.

 

Conselho

 

O diretor presidente do Colégio Arquidiocesano e ex-conselheiro, Monsenhor José Carvalho de Souza, deu as bênçãos da nova sede do CEE. "Tenho a honra de afirmar que participei ativamente desta entidade, quando aqui tomei posse em 1968. A sociedade precisa conhecer mais o trabalho desses bravos conselheiros que são incansáveis na luta pela melhoria do ensino em Sergipe", disse. De forma poética e didática, o conselheiro Almiro Oliva Alves saudou todos os presentes e elogiou o  trabalho da presidente Eliane Passos e dos demais colegas conselheiros.

 

 "Todos estão de parabéns. Quero aproveitar este momento para agradecer o apoio do secretário Belivado Chagas, que na medida do possível vem atendendo a todos os pleitos do Conselho", disse o professor Almiro Oliva.

 

A ex-presidente do CEE, Ana Lúcia Muricy, disse que estava feliz por ter dado sua parcela de contribuição para o fortalecimento do Conselho. "A nossa sede é um antigo sonho, mas que hoje está se tornando realidade", disse. A solenidade contou com as presenças dos 16 conselheiros, da diretora do Departamento de Inspeção da SEED, Ana Luiza Dortas Valadares, da diretora do Departamento de Educação, Izabel Ladeira, vários assessores da Secretaria e convidados.

 

 

Related Articles